O que acontece se forçar muito a voz?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Inflamações como laringites, malformações das cordas vocais ou até tumores podem ser causadores de alterações na voz. Laringite: a inflamação na laringe pode causar rouquidão, falhas e até a perda da voz. Além disso, o paciente pode ter tosse, febre e dificuldade para engolir. A laringite pode ser aguda ou crônica.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

Alguns hábitos, como gritar, forçar um tom de voz diferente do habitual, uso de tabaco, uso de álcool, uso excessivo da voz sem aquecimento, má alimentação e baixa ingestão de água, também estimulam o desenvolvimento da presbifonia.

Force a voz gritando, cantando, sussurrando, tossindo, limpando a garganta ou participando de eventos esportivos ou shows de música barulhentos. Coma e beba alimentos que podem enfraquecer a voz (ácidos, salgados ou gordurosos, além de café ou álcool). Exponha-se ao calor, ao frio e a ambientes com muito ruído.

Outras características vocais irritantes incluem quando a pessoa enuncia frases como se fossem perguntas e quando ela tem como tique incluir ruídos estranhos, as muletas verbais, no final das palavras.

Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade. Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias – o mais importante é ter uma voz pessoal, expressiva, interessante.

Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

Assim, beber água pode ajudar com problemas na voz porque mantém as mucosas das pregas vocais hidratadas, e isso faz com que elas vibrem com uma maior facilidade e produzam uma voz sem alterações.

Evite levantar a voz
Procure não gritar, falar muito alto ou cantar durante muito tempo. Alterne períodos de descanso vocal com atividades nas quais você tem que falar muito. "Usar a voz seguidamente durante muito tempo pode levar a uma fadiga muscular", justifica a fonoaudióloga Solange.

Há quem pense que beber água gelada é proibido, principalmente para quem é cantor, porém isso é mito. As irritações que podem ferir as pregas vocais e as estruturas a sua volta, estão relacionadas ao choque térmico e não a água gelada em si.

Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

A biologia explica. O fator biológico está relacionado à maneira como o nosso corpo está estruturado, ou seja, o volume da nossa voz depende do tamanho e força dos órgãos envolvidos no processo de fala. Portanto, o tamanho de nossa laringe e cordas vocais pode influenciar a nossa capacidade de projetar a voz.

A melhor opção é realizar o teste ao lado de um profissional de música, pois ele poderá conferir se você está entoando as notas musicas corretamente, além de fazer uma avaliação mais precisa. O timbre vocal depende das dimensões e da forma das cavidades de ressonância.

As causas da afonia, a perda repentina da voz, são variadas. Podem ser um processo inflamatório das cordas vocais, como a laringite, uma infecção provocada por vírus (gripes e resfriados) ou bactérias (bronquite, pneumonia), e também ter origem nas alergias e irritações, como as provocadas pelo fumo e pela poluição.