O que acontece se for mordido por uma barata?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Além de morder, as baratas são capazes de penetrar nos canais do nariz e das orelhas dos seres humanos. A ação da mordida pode causar feridas dolorosas e comprometer a saúde da pele.

Todos os tipos de baratas são capazes de nos morder, mas como já demos a entender, pelos seus hábitos, raramente tem o ímpeto (ou a coragem) de nos enfrentar durante o dia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes insetos são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarréia. Existem no mundo, cerca de 20 espécies de baratas domésticas.

4- Elas podem passear pela sua boca enquanto você dorme.
Parece até filme de terror, mas é verdade. As baratas têm o hábito de roer os lábios das pessoas enquanto elas dormem para colher restos de alimentos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica mesmo as baratas como um perigo público pela sua responsabilidade na disseminação de patogénos, podendo estar na origem de doenças do foro intestinal como diarreia, cólera e febre tifóide.

À primeira vista, pode parecer uma tarefa difícil, mas basta atingir seu ponto fraco: a falta de limpeza e a oferta de comida. Esses insetos dificilmente habitam locais limpos, sem migalhas de alimentos ou de difícil acesso.

As baratas têm hábitos noturnos, pois é neste período que saem em busca de parceiros para se reproduzirem. Durante o dia, elas ficam escondidas e descansando!

R: As baratas quando entram em nossa casa veem atraídas pela luz, elas entram e ficam desnorteadas com a luz e dá a impressão que elas estão vindo em nossa direção, na verdade, o que acontece é só isso.

Na maioria dos casos, quando encurralamos uma barata e essa levanta voo, ela faz isso para se proteger, tentando escapar, mas como só voam para uma direção, e de forma desordenada, na maioria das vezes essa direção pode ser onde você está, principalmente se estiver de frente para elas.

O melhor modo de manter baratas longe de casa é evitar os fatores que as atraem – o que os especialistas chamam de "quatro As": água, alimento, abrigo e acesso.

Como eliminar as baratas de vez?

  1. manter o local sempre limpo;
  2. deixar as lixeiras tampadas o tempo todo;
  3. instalar telas em janelas, portas, ralos, exaustores e sistemas de ventilação para evitar o acesso de insetos;
  4. manter alimentos em recipientes fechados.

As baratas gostam de ambientes úmidos e algumas espécies preferem lugares quentes. A alimentação é variada. As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal.

Castigos. Algumas pessoas que sofreram castigos, como ser trancadas em lugares escuros, podem desenvolver medo de barata. Ou que precisaram passar por lugares úmidos e pouco iluminados em algum momento da vida. Como você pode notar, esses são ambientes ideais para baratas viverem.

Existem 3 principais que são: barata francesinha, barata americana e barata oriental. Como andam em ambientes sujos, acabam atraindo microrganismos para seus corpos, assim são muito perigosas para a saúde humana.

As baratas não dormem, mas sabem que é hora de se recolher quando percebem a claridade e só saem quando escurece. Dentro das casas, a hora de ficar quieta no seu canto é enquanto o homem está ativo, oferecendo mais riscos a ela.

Eucalipto e alecrim
Esse é mais um aroma que evita o surgimento dos bichos na residência, já que, assim como ocorre com as folhas de louro, os insetos detestam.

– Insetos à luz do dia: como preferem a escuridão, baratas têm hábitos noturnos. Se você vir uma delas zanzando durante a tarde, é porque a disputa por alimentos na madrugada está forte. Ou seja: há muitas delas dividindo o mesmo espaço.

A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.