O que acontece se for mordido por um lagarto?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Sua mandíbula e mordida são extremamente fortes a fim de liberar o veneno das glândulas. Por isso, uma mordida, mesmo que superficial, pode gerar estragos. Com aparência pacífica, o lagarto pode não gerar desconfianças por parte das pessoas.

Não podemos dizer que o lagarto teiú é perigoso, mas ele pode ser agressivo. Isso porque, se encontrá-lo pelo caminho, provavelmente ele vai fugir ou ficar imóvel e se camuflar. Ao se sentir ameaçado, porém, o teiú pode usar sua longa cauda, fazendo movimentos vorazes para se proteger.

Alimentação: onívoros, come de tudo, insetos, aves, roedores, anfíbios, outros lagartos, ovos de diversas espécies, frutas, folhas e inclusive carniça.

O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.

Sua mandíbula e mordida são extremamente fortes a fim de liberar o veneno das glândulas. Por isso, uma mordida, mesmo que superficial, pode gerar estragos. Com aparência pacífica, o lagarto pode não gerar desconfianças por parte das pessoas. Contudo, é preciso ter cuidado, visto que ele é um animal peçonhento.

Alimentam-se de pequenas aranhas e insetos como baratas, cupins, formigas, besouros e larvas. Muitos acreditam que esses lagartos são tão venenosos quanto algumas cobras. Na verdade, eles não possuem veneno e são incapazes de causar mal ao homem.

Uma das melhores maneiras de se livrar de um lagarto do seu quintal ou de um quarto em sua casa humanamente é fazer sua própria armadilha de lagartos. Armadilhas de lagarto permitem que os lagartos entrem na armadilha e impedem que escapem.

teiú-comum ou teiú-gigante. Dos Teiidae, é o lagarto mais comum em cativeiro, no Brasil. Atinge até 2 metros de comprimento, incluindo a cauda. Possui cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos.

Outro mecanismo de defesa é a mandíbula: a mordida de um teiú adulto é tão poderosa que pode esmagar dedos humanos. Os teiús nascidos em cativeiro, no entanto, costumam ser dóceis. Onívoro, estes lagartos forrageiam uma ampla gama de alimentos, utilizando a língua bifurcada.

Esse animal é estritamente herbívoro, se alimentando basicamente de folhagem e algumas frutas. Por outro lado, existem animais que preferem uma dieta mais baseada em proteína animal, como os Teiús, comendo ovos, pequenos mamíferos e insetos”, como explica a Educação Corporativa da Cobasi.

Há várias chaves artificiais na literatura para identificar lagartos brasileiros que, no geral, são feitas com características gerais do corpo, envolvendo quantidade de dedos, bandas de colorações diferentes na extremidade da cauda, coloração geral, placas da região cefálica, entre outras.

Elas têm hábitos arborícolas, ou seja, vivem em árvores, podendo atingir até 180 cm de comprimento. Também conhecido como Lagarto-preguiça ou papa-vento, habita boa parte da América do Sul e ocorre no Brasil em regiões do Cerrado e da Caatinga.

R$ 38,99/Kg.

Cuidados básicos com o lagarto
Esse terrário precisa ser um ambiente que se aproxime ao máximo ao habitat natural de cada espécie de lagarto. Geralmente, esse ambiente é enriquecido com plantas, pedras, madeira, terra, galhos, um local onde o lagarto possa se esconder e até mesmo um lago artificial.

Assim como os outros animais, os répteis dormem preocupados com possíveis ameaças. Os crocodilos são um exemplo de répteis cujo sono é uni-hemisférico. Já os lagartos costumam dormir em poleiros, no meio às folhas e com a cabeça voltada para a direção na qual possíveis predadores podem surgir.

Os principais predadores de lagartos são as aves e, em alguns casos, outros répteis maiores. Lembre-se que limpar o espaço onde o réptil vive é outro aspecto essencial para o seu bem-estar.

A Raiva Humana (Hidrofobia) tem cura, mas a pessoa deve procurar ajuda médica assim que é mordida por um animal infectado ou quando surgem os sintomas.

Segundo o MS, apenas duas pessoas sobreviveram no Brasil no histórico de registros da doença. Por isso, a única maneira de prevenir a doença é vacinando seu animalzinho. O Núcleo de Controle de Vetores e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde realiza gratuitamente a vacinação contra a raiva em cães e gatos.