O que acontece se fizer 1 minuto de prancha por dia?

Perguntado por: omello . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Fazer pranchas melhora significativamente uma postura erecta e estável. Através do fortalecimento de core, o corpo será capaz de manter uma postura correcta porque os músculos no abdómen têm grande influência sobre a estabilidade do pescoço, ombros, peito e costas.

Tem tempo certo para a prancha? O tempo de duração do movimento varia de acordo com o nível de cada praticante. “Para os que estão começando é interessante que tentem se manter entre 20 a 30 segundos e aos poucos podem ir evoluindo para um tempo mais avançado, como dois minutos”, orienta Carvalho.

Além disso, uma prática frequente de prancha na rotina pode combater a depressão, problemas posturais, melhorar a resistência e o condicionamento. Confira as vantagens de se praticar a prancha abdominal: 1 – Abdômen definido: fortalece músculos do abdômen e o ligados a ele (como costas, nádegas, ombros e braços).

Por isso, é recomendável realizar a prancha com a postura correta, mantendo o corpo alinhado e os músculos do abdômen, glúteos e pernas contraídos. Para indivíduos com nível intermediário ou avançado, o tempo de permanência pode variar de 30 segundos a 2 minutos ou mais.

Você irá melhorar sua musculatura e seu desempenho
Ao fortalecer esses grupos musculares, você irá notar: Transverso abdominal: Aumento da capacidade de levantar pesos. Reto abdominal: Melhora no desempenho esportivo. Este grupo muscular também é responsável por dar-lhe o famoso “six pack” (abdômen definido).

Ou seja, seguindo a recomendação de cinco séries de três minutos, são gastas 150 calorias.

A prancha é um excelente exercício para quem quer definir a barriga e tonificar o core, região dos músculos abdominais. Pensando nisso, o professor de educação física, Kaio Cesar Pereira, recomenda a execução de três variações desse movimento para ter resultados efetivos no abdômen.

Estimativa da Energia Queimada

5 minutos49 Calorias1 hora
10 minutos98 Calorias2 horas
15 minutos147 Calorias3 horas
30 minutos294 Calorias4 horas

Dana Glowacka manteve a posição por quatro horas e 20 minutos. Dana Glowacka, de Montreal, no Canadá, bateu recentemente o recorde mundial feminino de prancha abdominal ao conseguir manter a posição por quatro horas e 20 minutos.

1. Como afinar a cintura com exercícios

  1. corrida ao ar livre ou na esteira;
  2. bicicleta;
  3. natação:
  4. pular corda;
  5. polichinelos;
  6. dança rápida;
  7. caminhada (quanto mais rápida, maior a queima de gordura).

Some isso ao fato de que o esfriamento corporal é uma das características da hora de dormir, então é preciso encontrar esse equilíbrio. É aí que a escolha de qual esporte fazer entra em jogo. A recomendação é: exercite-se sempre que possível, mas evite esportes e treinos intensos até três horas antes de dormir.

Marcio Atalla explica que a superfície é pouco rígida, e isso pode provocar dores, principalmente na região lombar. O ideal, segundo ele, é fazer no chão, sobre uma toalha, por exemplo, ou num colchonete.

Comece com períodos curtos para os mais iniciantes, muitas vezes 10 segundos ou 20 segundos bastam. Conforme o aluno se acostumar com a prancha você pode sugerir variações da prancha abdominal, por exemplo, evoluir os períodos de tempo e posições utilizadas.

Sedentário ou faz pouca atividade física: 1 a 2 vezes por semana. Atividade física moderada com regularidade: 2 a 3 vezes por semana. Atividade física moderada a intensa com regularidade: 3 a 5 vezes por semana. Nível de atleta ou possui condicionamento físico excelente: todo dia.

Portanto, para secar e definir os músculos do abdômen, deve-se realizar exercícios aeróbicos, como a corrida, e que ajudam a fortalecer a região abdominal, além de manter uma dieta rica em proteínas e fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a tirar a sensação de inchaço.

Para iniciantes, de acordo com Lucas, uma sugestão é começar com 3 séries de 15 segundos. Depois, evoluir para 2 séries de 30 segundos, até uma série de um minuto. “O mais indicado seria realizar dia sim dia não, respeitando o tempo que a musculatura precisa para descansar até gerar um novo estimulo.

A prancha abdominal é considerada um exercício isométrico para fortalecer o core – isto é, o centro do nosso corpo – e os músculos paravertebrais e estabilizadores.