O que acontece se ficar muito tempo jogando?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Entre os problemas físicos que podem ser causados pela prática descompensada dos jogos eletrônicos estão a falta de concentração, obesidade, síndrome do olho seco, problemas de audição e postura inadequada.

Além do surgimento de problemas físicos: postura inadequada, problemas de audição (já que muitos jogam com fones de ouvido no volume muito alto), irritação dos olhos (por conta da luminosidade). Quando o jogo se torna um vício, ele pode causar vários problemas em seus usuários (Figura 4).

“Essas descobertas sugerem que os videogames podem estar associados a habilidades cognitivas aprimoradas envolvendo inibição de resposta e memória de trabalho e alterações nas vias corticais subjacentes”, afirma a pesquisa, de acordo com o Mashable.

Atualmente, os gamers do país passam duas horas e meia por dia, em média, jogando – número ligeiramente acima da média global, de duas horas e 14 minutos. Ainda é válido destacar que 67% dos respondentes do país afirmam que jogam games.

A Igreja não é contra os videogames, mas pede aos jovens que sejam sensatos em sua escolha de jogos e no total de tempo que gastam com eles.

Outra técnica utilizada por alguns gamers são as pulseiras de pressão. O que elas fazem, basicamente, é aplicar pressão em um ponto na parte inferior do antebraço, próximo ao pulso. A teoria é que pressionar essa região constantemente pode aliviar sintomas como náuseas e tontura.

O nosso cérebro está programado para ansiar por gratificação instantânea, ritmo acelerado e imprevisibilidade. Todas essas características podem ser adquiridas no videogame”, detalha o neurocientista.

Para um gamer, há algumas dicas para aprender a lidar com esse distúrbio. A primeira, claro, é parar a jogatina assim que começar a se sentir mal. Por vezes é preciso fazer pausas a cada 15 minutos até o organismo se acostumar e resistir por um tempo maior.

Os videogames podem viciar pela liberação excessiva de dopamina, neurotransmissor associado ao prazer.

Segundo o estudo, quando jogamos nosso cérebro é bombardeado com uma onda de dopamina, o problema é que isso faz com que o órgão produza menos neurotransmissores e “desligue” o córtex pré-frontal, área relacionada aos julgamentos, tomadas de decisões e autocontrole.

Malefícios do uso excessivo dos jogos eletrônicos

  1. FALTA DE CONCENTRAÇÃO. Uma das consequências do excesso de jogos eletrônicos é a falta de concentração em outras atividades que não sejam o videogame. ...
  2. OBESIDADE. ...
  3. SÍNDROME DO OLHO SECO. ...
  4. PROBLEMAS DE AUDIÇÃO. ...
  5. POSTURA INADEQUADA.

Pesquisadores constataram que jogar desenvolve as regiões do cérebro responsáveis pela navegação espacial, formação de memória, habilidades motoras e até planejamento estratégico.

Tetris, Sudoku e até mesmo Candy Crush Saga são alguns exemplos de jogos para estimular o cérebro. Eles melhoram a agilidade, a memória e o raciocínio, assim como a capacidade de tomar decisões e criar soluções rapidamente.

A partir dos dois anos já é possível encontrar apps com objetivos neurológicos ou pedagógicos, mas mesmo assim recomenda-se apenas uma hora por dia de mídia digital até os cinco anos de idade. Quais são os benefícios que jogar junto com os filhos pode proporcionar?

Além disso, os rendimentos mensais de um gamer profissional podem variar entre R$ 3 mil e R$ 20 mil. Esses lucros são oriundos de patrocínios, premiações, publicidade, monetização e venda de produtos.

12 anos

Segundo a PEGI (Pan European Game Information), sistema europeu de classificação de jogos digitais, a recomendação de idade mínima para jogar games online é de 12 anos.

Qual a idade recomendada para jogar Free Fire? Segundo a Garena, desenvolvedora do jogo, a idade indicada é 13 anos ou mais. Ou seja, o jogo tem temas que não são indicados ou facilmente entendidos por crianças mais novas. Essa classificação indicativa é parecida com a dos filmes.

A própria Bíblia não tem nenhuma regra clara que aprova nem desaprova jogos como Free Fire. No entanto existem algumas orientações gerais que ajudam nas decisões de consciência individual. Cada cristão deve analisar sua própria situação e depois decidir se esses jogos são bons ou ruins para si.

A tradução em português da expressão "Free Fire" significa "Fogo Livre", liberando os competidores do jogo para atirar como se todos ao seu redor fossem possíveis alvos.

"Essa sindrome ocorre quando o indivíduo consegue finalmente um pc que roda tudo que ele quiser, e faz com que o leque de possibilidades seja tão grande a ponto de se encontrar perdido, iniciando jogos e partindo pra outro que acabou de baixar (sem nem começar direito o primeiro) Isso faz com que a pessoa perca ...