O que acontece se ficar muito tempo com hemorroida?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

A doença hemorroidária assusta e, normalmente, as pessoas relacionam o sangramento diretamente com o problema. No entanto, esse sintoma —além do prolapso e coceira— também pode ser sinal de outras condições perigosas à saúde, como o câncer colorretal.

A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias. Contudo alguns pacientes podem não apresentar dor.

A hemorroida causa inflamação e inchaço nas veias da região anal, provocando desconforto e dor nos pacientes acometidos pela doença.

A cirurgia para hemorroidas não é necessária em todos os casos. Pelo contrário, ela é feita em quadros graves, com sintomas recorrentes e intensos. Ela se torna uma opção mais adequada quando o prolapso das hemorroidas incomoda muito o paciente, ou seja, quando o tecido dessa região do ânus é externada com frequência.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

Sim, hemorroidas tem cura! “Atualmente, podem ser utilizadas várias técnicas, para resolver de vez este problema. Infelizmente, nenhuma garante a solução do problema para sempre, já que cada forma de tratamento tem uma taxa de recidiva.

O último estágio representa um caso mais grave: é quando a hemorroida não retorna ao seu local de origem nem mesmo com ajuda. Com isso, as veias dilatadas permanecem expostas, vulneráveis ao contato com o ambiente externo, sofrendo constantes irritações. Como consequência, hemorroidas deste grau causam dor intensa.

Dor anal ao andar ou sentar; Saliência perceptível no ânus; Dor ou ardor durante ou depois de defecar; Líquido esbranquiçado saindo do ânus no caso de hemorroidas internas.

Trata-se com dieta rica em fibras e muito líquidos , diminuir a pimenta e temperos, pomadas, remédio oral, anti-inflamatório, analgésico, gelo e repouso.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Em geral, somente hemorroidas de grau 3 e 4 têm indicação para a cirurgia.

A hemorroida é um problema que acomete metade da população mundial, principalmente pessoas acima de 50 anos. A causa da hemorroida está na dilatação excessiva das veias ao redor do ânus (hemorroida externa) e reto (hemorroida interna). As hemorroidas caracterizam-se por ocorrer sangramento no momento da evacuação.

A hemorroida é mais recorrente do que se possa imaginar; segundo os especialistas, cerca de 50% da população tem ou terá á doença hemorroidária. Doença conhecida como dilatação das veias na região anal é algo que incomoda, traz inúmeros desconfortos e dores.

Hemorroida Grau 4: As hemorroidas ficam expostas o tempo todo e, com a fricção na roupa íntima ou durante a higienização, ficam bem irritadas, causando sintomas como dor intensa, sangramento e até mesmo ulcerações.