O que acontece se ficar muito tempo com Gonorreias?

Perguntado por: asalazar8 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Essas infecções, quando não tratadas, podem causar infertilidade (dificuldade para ter filhos), dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos à saúde. O que são? São IST causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, respectivamente).

A clamídia, se não tratada adequadamente, aumenta os riscos de contaminação e transmissão do HIV. Importante: Qualquer sintoma necessita ser relatado aos profissionais para avaliação diagnóstica precisa.

Os principais sintomas masculinos da clamídia são:

  • corrimento purulenta uretral;
  • aumento do volume dos testículos;
  • dor testicular;
  • ardência ou dor ao urinar.

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

PCR (reação em cadeia da polimerase)

Dor ou ardor ao urinar; Aumento do número de micções; Presença de secreção fluida; As mulheres podem apresentar, ainda, perda de sangue nos intervalos do período menstrual e dor no baixo ventre.

Pode ser transmitida através do sexo vaginal, anal e oral. Também pode ser passado aos olhos por uma mão ou outra parte do corpo umedecida com secreções infectadas. A clamídia pode ser transmitida de uma mulher infectada com clamídia para seu bebê durante o parto.

HIV e AIDS
AIDS é a DST mais graves, e é produzido por HIV. Este vírus infecta e destrói as células do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo contra infecções.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela se apresenta de muitas formas e seus sintomas são extremamente variados. Os mais comuns são lesões de pele que ocorrem nos órgãos sexuais, dor de cabeça, mal-estar, fraqueza generalizada, febre e aparecimento de gânglios na pele.

O tratamento de todos os contatos sexuais dentro dos últimos 60 dias deve ser feito com associação de ceftriaxona 500 mg, intramuscular E azitromicina 1 g, dose única OU a associação de ceftriaxona 500 mg, intramuscular E doxiciclina 100 mg, de 12/12 h, por 7 dias [1,2,7].

Uma vacina contra a clamídia foi testada pela primeira vez em humanos e se mostrou eficaz e segura, de acordo com um estudo publicado no periódico The Lancet na segunda-feira (12).

Sem tratamento, as pessoas que são diagnosticadas com AIDS normalmente sobrevivem cerca de 3 anos. Uma vez com uma doença oportunista perigosa, a expectativa de vida sem tratamento cai para cerca de 1 ano.

As principais ISTs que não têm cura são a aids (HIV), o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a herpes. Não ter cura não significa que não tenha tratamento.

O risco de infeção aumenta quando vários dedos ou uma mão inteira estão dentro da vagina ou do ânus (prática chamada de fisting), já que isso pode causar pequenas rachaduras ou trauma, o que pode aumentar a transmissão de IST (5).

Assim como a herpes, a sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), podem ser transmitidas também através do beijo, diz o infectologista Marco Aurélio. “No beijo, geralmente ocorre quando IST está na fase aguda formando feridinhas.

DST prováveis: Tricomoníase, gonorreia, clamídia. Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.

Clamídia e gonorreia: duas DSTs silenciosas e perigosas Saúde da Mulher.