O que acontece se ficar devendo imposto?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Se você não reemitir o DARF e não pagar o imposto devido à Receita Federal, como citamos no início deste artigo, a multa e os juros vão só crescer cada vez mais e o seu CPF ficará bloqueado, impedindo você emitir passaporte, fazer inscrições em faculdades, abrir contas bancárias, solicitar empréstimos e participar de ...

A Dívida Ativa com a Receita Federal, ou Dívida Ativa da União, é o cadastro de pessoas ou empresas que têm algum débito com a Receita Federal. Além de quem tem dívidas com Ministério do Trabalho e Emprego, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Polícia Federal, entre outros.

Mas, se não conseguir pagar essas parcelas e ficar inadimplente, a alternativa é tentar obter um parcelamento maior da dívida na Receita Federal, o chamado "Parcelamento Não Previdenciário", que permite pagar em até 60 vezes. Este parcelamento, porém, só pode ser pedido depois que o contribuinte ficou inadimplente.

A Estônia e a Letônia são os outros dois territórios que não cobram impostos na distribuição de resultados.

Portanto, a prescrição de inscrição em dívida ativa ocorre após cinco anos contados a partir do fato gerador, como está previsto no artigo 150º §4º do Código Tributário Nacional, ou seja, considera-se extinto o crédito tributário e homologado o lançamento, de maneira que se durante este tempo a Fazenda Pública não se ...

Como funciona a sonegação de impostos?

  1. Falsear informações dos dados. Ao mentir na declaração de dados, você pode pagar impostos como uma alíquota menor que a devida. ...
  2. Ocultação de documentos financeiros. Aqui inclui-se a venda sem nota fiscal. ...
  3. Ocultação de aumento do patrimônio. ...
  4. Sedes em paraísos fiscais.

Permanece obrigado a declarar neste ano, entre outras situações, quem ganhou acima de R$ 28.559,70 em 2021, o que na prática não altera as faixas dos anos anteriores.

Os riscos que os contribuintes estão expostos nessa fase da cobrança são: protesto no cartório, inscrição do nome do contribuinte como devedor em órgãos de proteção ao crédito (Serasa, CADIN, por exemplo) e ajuizamento de execução fiscal.

Caso o contribuinte não atenda à intimação feita pelo Fisco para prestar esclarecimentos, a multa pode chegar a 225%. Além disso, em situações mais extremas, a Receita pode protestar a declaração em cartório e tornar o nome do contribuinte sujo, ou até mesmo levar o caso para a esfera judicial por crime tributário.

Possuir dívidas em aberto, é o principal motivo que leva o nome a ser negativado. Contudo, restrições no CPF podem surgir de diversas formas, tais como um cheque sem fundo, ações judiciais e até mesmo a falência de um negócio pode sujar o nome de uma pessoa.

Na maioria dos casos, basta entregar a declaração retificadora para corrigir os erros. O cidadão só está sujeito a multa quando houve IR sem estar quitado. Quem envia uma nova declaração antes de ser notificado pela Receita paga até 20% do valor do imposto.

A explicação para o pagamento do Imposto de Renda é de cunho social. A ideia é que a parcela da população com rendimentos maiores contribua mais para o governo, a fim de gerar dinheiro para melhorias na qualidade de vida de toda a população.

Dinamarca. O país escandinavo apresenta a maior carga tributária do mundo, que corresponde a 45,2% do PIB. Apesar de ocupar a posição 28 no índice de retorno dos impostos à população, o país apresenta uma das melhores qualidade de vida. Todos os cidadãos dinamarqueses têm acesso gratuito à saúde e à educação.

As alíquotas mais altas estão na Índia, 48,3%, seguida pela República Democrática do Congo e por Malta, 35%, e pelo Brasil com 34%. É isso mesmo: as empresas brasileiras pagam a quarta maior alíquota de impostos sobre renda entre os 108 países avaliados pela OCDE.

Quem lidera o ranking é a Dinamarca, com uma carga tributária que corresponde a 45,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Outro país escandinavo, a Finlândia aparece em segundo lugar com 44%. Na sequência estão a Bélgica, com 43,2%, a França com 43% e, fechando o top 5, a Itália com 42,6%.

Via de regra as dívidas de impostos prescrevem após 5 anos do vencimento do prazo de pagamento, desde que não tenham sido parceladas neste período, ou ocorrido algum fato que interrompa o prazo de prescrição. As dívidas que estão em execução fiscal prescrevem após 5 anos que o processo tenha fica sem movimentação.

  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique em "Outros Serviços" > selecione a opção "Exclusão ou suspensão do Cadin".
  2. Preencha todos os campos do formulário eletrônico e anexe as cópias dos documentos exigidos.

Na instrução normativa do INSS 77 de 2015 no artigo 167 dispõe que a existência de débito relativa a contribuições devidas pelo segurado não é óbice para concessão de benefício.

O jogador deveria ter pago 11 milhões de euros em impostos no Brasil, mas acabou pagando 8 milhões na Espanha. Como recebeu uma multa de sonegação de 150% sobre esse valor, a dívida total estaria em 7,5 milhões de euros.

A prática de não emitir nota fiscal pode ser considerada crime. Saiba como evitar problemas e legalizar sua empresa. As notas fiscais são documentos oficiais que comprovam as transações comerciais, compras e vendas de mercadorias e prestações de serviço.

A Secretaria de Fazenda (Sefaz), por meio da Superintendência de Fiscalização (Sufis), tem intensificado as ações de fiscalização de contribuintes que apresentam comportamento de sonegação e fraude fiscal.