O que acontece se ficar com nota baixa no primeiro bimestre?

Perguntado por: dbarbosa2 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

elimine da sua cabeça a questão da reprovação ainda não é momento de você pensar na questão da reprovação e o seu lado fosse por bimestre. claro que no primeiro bimestre você tirou nota baixo você estaria reprovado. no bimestre naquele mexe que passou mas no caso não é aprovação por bimestre aprovação.

A nota baixa na escola pode ser reflexo de um período de adaptação, como nos casos em que o estudante muda de colégio. Nesse contexto de mudança é comum que o estudante precise destinar energias e empenho para se adequar às novas dinâmicas sociais e à metodologia dos novos professores.

As cores já foram usadas para medir o nível de aprendizado dos alunos, nos tempos em que as cadernetas eram preenchidas à mão. Assim, as notas azuis eram consideradas notas boas, ao passo que as vermelhas eram consideradas ruins, abaixo de cinco numa escala que ainda hoje vai de zero a dez.

Métodos de estudos para recuperar notas
Estabeleça uma rotina diária de estudos, que seja realmente efetiva: com organização das matérias em cada dia, resolução de exercícios; você pode buscar aulas de reforço, cursinhos ou até mesmo videoaulas na internet.

Para evitar a reprovação escolar, separamos 6 soluções que podem fazer diferença na sua escola:

  1. Saiba quais são os prejuízos que a reprovação escolar traz. ...
  2. Reveja os seus métodos de avaliação. ...
  3. Substitua a recuperação. ...
  4. Ofereça atividades complementares interessantes.

Não! Segundo entendimentos recentes e uniformes do Tribunal Regional Federal 1ª Região- Brasília-DF, reprovar um aluno por faltas, mesmo que estas tenham sido justificadas com atestado médico, é uma prática ilegal, abusiva e desproporcional, ainda mais se o aluno obtém média para aprovação na disciplina.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4731/12, do Senado, que fixa em 25 o máximo de alunos na pré-escola e nos dois primeiros anos do ensino fundamental e em 35 nos demais anos do ensino fundamental e no ensino médio.

Como passar de ano na escola? 5 dicas para focar nos estudos!

  1. Anotar todas as tarefas. Tanto faz se você é fã de agendas, planilhas no computador, aplicativos ou a boa e velha folha de caderno. ...
  2. Entregar as atividades no prazo. ...
  3. Conversar com o professor. ...
  4. Criar um ambiente de estudo em casa. ...
  5. Evitar o que for desnecessário.

Resposta verificada por especialistas. Para o cálculo de notas ao longo do ano, você deve considerar a média. Assim, se nos três primeiros bimestres você esteve acima da média, mas no 4º tirar nota vermelha, pode ou não haver prejuízo.

Nota Azul ou Alta: quando o aluno ultrapassa a nota média.

Acredito que a média atual seja 6, então, se você tem ao total 24 pontos passou, se for até 22, ainda pode passar pelo conselho em algumas matérias. Depende da visão que os professores tem de você.

As notas são geralmente atribuídas em uma escala de 0 a 10, sendo que 6 é considerado o mínimo necessário para passar de ano.