O que acontece se eu usar açafrão todos os dias?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Açafrão combate o envelhecimento: pesquisas apontam que o consumo diário da especiaria pode evitar o envelhecimento precoce e até evitar depressão e Alzheimer.

O açafrão é uma planta medicinal que tem forte ação anti-inflamatória e antioxidante, possuindo vários benefícios para a saúde, como aliviar os sintomas de TPM, ajudar no controle da diabetes, promover o emagrecimento e prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo.

12 gramas

Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas. Os especialistas que ouvimos, no entanto, recomendam a quantidade máxima de 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá.

Em doses elevadas, a ingestão de açafrão pode causar algumas reações, como náusea, diarreia, hipotensão, dores no estômago e aumento do fluxo menstrual, entre outros.

A recomendação, segundo Juliana, é consumir diariamente uma colher de chá do açafrão em pó (o correspondente a 5 gramas) ou de duas a três rodelas na forma de raiz. “O potencial tóxico do alimento é baixo, mas não se recomenda mais de 10 gramas por dia.

Inicialmente ele virou moda pela suposta capacidade de ajudar no emagrecimento e com a pandemia ganhou destaque pelo reforço ao sistema imunológico. Para fazer o seu, basta misturar o suco de um limão e uma colher de chá de cúrcuma fresca ralada ou em pó e beber em seguida.

1 colher de chá 2 vezes ao dia ou conforme indicação do seu terapeuta. Você pode dividir esta porção em duas ou três partes e ingerir uma por vez caso seja demais tomar tudo em uma vez. Minha técnica: Preparo um copo de água ou chá para ajudar a engolir como faria com outro suplemento.

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.

Quando a mistura começar a ferver, você pode desligar o fogo. Se a consistência for parecida com o de um mingau, bem denso, esse é um dos sinais de que ele não é puro. Agora, se a consistência for bem aguada, não denso, e não grudar na colher, esse é um indicativo de que ele é verdadeiro.

Esta bebida pode ser tomada em qualquer momento do dia, no entanto é mais indicada para tomar à noite, antes de dormir, por conta dos seus efeitos calmantes. Tome o leite com açafrão de 2 a 3 vezes por semana para melhor usufruir dos benefícios.

Bom, você pode usar em salada, carnes e sucos. Ou você pode consumir também como um suplemento. Quando for tomar seu copo de água em jejum, adiciona uma colher de chá de açafrão. Se quiser, pode adicionar também na água com limão.

Segundo a dermatologista Ana Carina Junqueira é isso que entrega ao ingrediente suas propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e antioxidantes. “Outro benefício do açafrão para a pele é que ele também ajuda no tratamento de doenças inflamatórias como psoríase e dermatite atópica”, continua.

Além disso, o açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, responsável por ajudar no controle da pressão arterial e na prevenção de derrames.

Basta colocar em 2 litros de água uma colher de chá de açafrão e o sumo de metade de um limão. O resultado é fantástico, um líquido amarelo acastanhado. Apesar dos seus benefícios, não se deve consumir açafrão em excesso, pois pode levar a efeitos secundários, nomeadamente: tonturas, vómitos e náuseas.

Entre seus benefícios mais conhecidos, estão propriedades anti-bactericidas e também anti-inflamatórias. Além disso, o açafrão também é utilizado para auxiliar problemas intestinas, cardíacos, aumentar o colesterol bom – e diminuir o ruim – estimula a memória e diminuiu graus de estresse e insônia.

Dá pra enriquecer carnes, usar em molhos, omeletes, sopas, pães, cozidos, no feijão, na lentilha… as combinações são muitas e ficam uma delícia! Se for consumir a raiz inteira, dá pra usar raladinha na salada ou na preparação de outros pratos.