O que acontece se eu trancar a faculdade e não voltar?

Perguntado por: nhipolito . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Ou seja, trancar a faculdade te torna uma pessoa sem obrigações acadêmicas e pessoais com a instituição. Normalmente, quem solicita o trancamento da faculdade tem o direito de ficar até dois anos com a graduação paralisada.

Em média, as instituições de ensino superior permitem o trancamento de curso por um período máximo de dois anos. Neste post, vamos explicar como trancar a faculdade, quais os procedimentos necessários e como voltar depois.

Ao trancar a faculdade, o estudante tem a possibilidade de ficar até dois anos distante do curso e, durante esse período, não precisará arcar com as mensalidades. O prazo total é estabelecido pela faculdade, mas, a média geral é de dois anos.

Trancar a faculdade é um direito de todo estudante
Ou seja, a instituição não pode cobrar que você pague qualquer valor como taxa para fazer o trancamento e nem cobrar as mensalidades que você tenha eventualmente deixado em aberto.

Trancar a matrícula: retenção do seu diploma
De fato, a instituição não pode impedir o estudante de receber esse documento, mesmo que ele esteja devendo. Inclusive, a faculdade é proibida de usar o diploma como condição para fazer o aluno quitar um débito. Nada de trancar a matrícula ou privar documentações.

O Projeto de Lei 2471/20 permite o trancamento de matrícula gratuito nas instituições de ensino superior em virtude do estado de calamidade pública decorrente do novo coronavírus.

Quando o aluno se encontra evadido, conforme regras de evasão da instituição. Essa situação só mudará quando for efetuado o procedimento de Desistência(Evasão) de matrícula.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

Se você trancar ou cancelar, então não deve ser cobrado as mensalidades que vencerem, mas se você abandonar a faculdade as mensalidades serão cobradas normalmente, podendo te gerar uma grande dor de cabeça.

Após ter deixado os estudos (também conhecido como evasão), o retorno segue algumas regras específicas para cada instituição. O ideal é procurar o núcleo de atendimento da faculdade para tirar suas dúvidas.

O processo para destrancar a faculdade é parecido com a transferência interna e externa. Você precisa se dirigir à instituição de ensino e formalizar o pedido. A partir de então, a faculdade analisará a disponibilidade para o semestre atual ou próximo, bem como a possibilidade de aproveitar os créditos já conquistados.

É possível trancar a faculdade a qualquer momento? O período para solicitar o procedimento começa com cada semestre letivo e vai até uma data definida no Calendário Acadêmico da instituição. Portanto, não é possível trancar a faculdade no meio do semestre, por exemplo.

O aluno pode permanecer com a matrícula trancada por, no máximo, 4 (quatro) períodos consecutivos ou não. Trancamento Especial: Pode ocorrer em casos excepcionais, concedido depois de análise do Colegiado do Curso, da Perícia Médica e do Departamento de Administração Escolar, considerando a motivação do pedido.

De acordo com a Portaria FEA-RP 69/2019, Artigo 7º: “O aluno poderá trancar disciplinas obrigatórias ou optativas parcialmente no limite máximo de 10 disciplinas ao longo do seu curso”.