O que acontece se eu tomar muito Carbolitium?

Perguntado por: omorais . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável ou efeitos colaterais, tais como: aumento exagerado do volume urinário, ganho anormal de peso, insônia, cansaço, diminuição da velocidade de pensamento, sensação de frio, alterações menstruais, dor de cabeça e dores musculares.

O Carbolitium® (carbonato de lítio) pode causar tontura e sonolência e assim prejudicar a realização de atividades que requerem alerta. Operadores de máquinas devem ser orientados quanto aos efeitos do lítio e alteração de consciência.

Reações comuns (>1/100 e < 1/10):

  • Musculoesquelético: tremor involuntário de extremidades;
  • Equilíbrio hídrico: sede excessiva;
  • Metabólico: diminuição dos hormônios da tireoide; aumento do tamanho da tireoide;
  • Geniturinário: urina excessiva; perda urinária involuntária.
  • Gastrointestinal: diarreia; náusea.

O Carbonato de Lítio (Carbolitium) é uma droga que atua no cérebro como estabilizadora do humor, mantendo pacientes com Transtorno Bipolar tipos 1 e 2 estáveis. O Lítio também é a droga que mais atua em casos de risco de suicídio, em adultos e crianças.

mania aguda: iniciar com 600 a 900 mg no primeiro dia; ir ajustando a dose de acordo com a resposta clínica até 1200 a 1800 mg por dia, divididos em 3 doses. manutenção: 900 a 1200 mg por dia, divididos em 3 doses. Limite de dose para adultos: 2,4 g por dia. Idosos: 600 a 1200 mg por dia, divididos em 3 doses.

Intoxicação pelo lítio (toxicidade ou sobredosagem)
Um doente em tratamento com lítio deve parar de o tomar, suspender e contactar o Médico imediatamente, se surgirem alguns dos seguintes sintomas: Diarreia persistente.

Diminuição da tolerância ao lítio pode ser ocasionada por quadros infecciosos com temperatura elevada, sudorese prolongada ou diarreia e, caso ocorram, deve-se aumentar a ingestão de líquidos e sal.

Efeitos adversos. O lítio pode causar efeitos indesejados em vários sistemas do organismo, mas os mais comuns são poliúria, polidipsia, tremores de mãos, diarréia e náuseas (Tab. 6.2). Devem-se pesquisar problemas dermatológicos e efeitos psicológicos, como alterações mnésicas.

Para a formulação de liberação prolongada (CarbolitiumCR®), recomenda-se a dose de 900 mg a 1.800 mgdivididos em duas tomadas diárias. A dose única não é recomendada no início do tratamento ou quando são necessárias doses superiores a 1800 mg.

Hoje, abordamos a superdosagem de medicamentos, que acontece quando são ingeridas quantidades além daquela receitada por um profissional. Essa situação pode acontecer mesmo nos casos em que os remédios possuem menor concentração de substâncias e efeitos considerados brandos.

Pode-se beber álcool, enquanto toma Lítio? A ingestão de álcool em excesso aumenta a perda de água e sal no organismo e ambas as perdas podem ter efeitos prejudiciais no tratamento com LÍTIO. É melhor aconselhar-se sobre este assunto junto do seu médico.

Superdosagem de Carbolitium
Por fim, sintomas neurológicos graves como convulsões, alterações do tônus muscular, rigidez dos membros, movimentos involuntários e coma podem ocorrer em intoxicações graves.

Em episódios de mania ou hipomania, os sintomas têm sentido oposto. A cabeça da pessoa com transtorno bipolar faz com que ela se sinta animada, feliz e eufórica. Além disso, na fase da mania é comum que a autoestima seja melhorada, o corpo fique mais agitado, a atenção seja prejudicada e a fala se mostra compulsiva.

O lítio é utilizado como fármaco de primeira escolha no transtorno de humor bipolar devido a sua ação como estabilizador de humor. Possui efeito tanto na mania quanto na depressão bipolar e apresenta importante ação anti-suicídio.

Além disso, poucos são os alimentos que contém lítio em sua composição, dentre eles a alface, o gengibre e as nozes. Apenas com alimentação não é possível atingir os níveis mínimos de lítio para o tratamento de transtornos psiquiátricos.

O Carbolitium CR® (carbonato de lítio) é indicado como potencializador de antidepressivos em episódio depressivo unipolar. O uso deste medicamento é contra indicado em caso de hipersensibilidade ao carbonato de lítio e/ ou demais componentes da formulação. Não deve ser usado durante a gravidez e período de aleitamento.

Existem evidências de que a substância previne o comportamento suicida durante episódios de depressão. Embora o mecanismo de ação dos sais de lítio não seja muito bem explicado até hoje, sabe-se que ele ajuda a regular substâncias químicas no cérebro que estão relacionadas à desestabilização do humor.

A presença do lítio no organismo facilita a secreção de alguns hormônios como serotonina, endorfina e oxitocina. Esses três hormônios quando liberados de maneira exacerbada e/ou então ligeiramente aumentada são capazes de produzir sensação de alegria, conforto e principalmente bem-estar.

Em alguns casos deve-se aumentar a dose para 1350mg/dia. Neste caso pode-se administrar 1 comprimido de 450 mg a cada 8 horas ou 1 comprimido de 450 mg pela manhã e dois comprimidos de 450 mg à noite.