O que acontece se eu tomar ciclo 21 amamentando?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

A pílula anticoncepcional durante a amamentação é segura e não faz mal para o bebê. No entanto, é importante que sua fórmula seja composta apenas pelo hormônio progesterona para que isso não altere a produção de leite, que é a principal fonte de nutrição do bebê, falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

As melhores opções são:

  • Implante subcutâneo de etonogestrel — Implanon® ...
  • Anel vaginal de etonogestrel — Implanon® ...
  • Injeção intramuscular de Acetato de Medroxiprogesterona — Depo Provera® 150 mg. ...
  • Minipílula. ...
  • Pílula do dia seguinte.

Sobre o momento de voltar a tomá-la, Mário Macoto Kondo, chefe do departamento de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Santa Joana, explica: “É recomendado o início da pílula anticoncepcional quando a mulher termina o puerpério, ou seja, 40 dias após o parto”.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o Ciclo 21 são vaginite, candidíase, alterações de humor, depressão, alterações do desejo sexual, dor de cabeça, enxaqueca, nervosismo, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, sangramento de escape, dor, sensibilidade, aumento e ...

Quais as contraindicações do Ciclo 21? Ciclo 21 não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou que apresentem ou já apresentaram trombose venosa profunda (coágulos nas veias) ou tromboembolismo (rompimento de um vaso sanguíneo).

Durante o período de amamentação, deve-se evitar utilizar anticoncepcionais hormonais combinados contendo estrógeno além da progesterona porque o componente estrogênico pode prejudicar a quantidade e qualidade do leite materno, ao suprimir a produção de prolactina, que é um hormônio responsável pela produção do leite.

É possível engravidar amamentando e tomando anticoncepcional ao mesmo tempo? Sim. Desde que a mulher não tenha tomado o anticoncepcional corretamente existe o risco de engravidar enquanto amamenta.

anticoncepcional amamentação

  • 17% Cerazette 75 mcg com 28 Comprimidos Revestidos Caixa. Cerazette. ...
  • 19% Cerazette 75mcg Com 28 Comprimidos Blister. Cerazette. ...
  • 3% Nactali 75 Mg Com 28 Comprimidos Libbs. Nactali. ...
  • 4% Pérola Desogestrel 75Mcg Blister Com 28 Comprimidos. Pérola Desogestrel. ...
  • 4% Araceli 75mcg Com 28 Comprimidos. Araceli.

Além do anticoncepcional constituído por apenas progesterona, os contraceptivos indicados durante a amamentação são os de barreira, como a camisinha, os dispositivos intra-uterinos (DIUs), implantes hormonais e métodos hormonais injetáveis que contenham unicamente progesterona, como aponta Karina.

Como começar a tomar CICLO 21
Pode-se iniciar o tratamento entre o 2º e o 7º dia, mas recomenda-se a utilização de método contraceptivo não hormonal (como preservativo e espermicida) nos primeiros 7 dias de administração durante o primeiro ciclo.

A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto. No entanto, se estiveres a amamentar, provavelmente só terás o período quando deixares de dar peito ao teu bebé.

O risco de falha do ciclo 21 é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%) desde que você esteja usando corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos.

São eles: contraceptivo oral, injeção trimestral ou o implante subdérmico. Esses são os métodos de escolha para aquelas mulheres que preferem métodos hormonais. Eles podem ser iniciados 6 semanas após o parto e não influenciam na amamentação e no crescimento do recém-nascido.

Métodos de barreira
Os métodos hormonais como as pílulas com estrógeno e progesterona devem ser tomadas após algum tempo o pós parto. Já os métodos de barreira, como as camisinhas, podem ser usados normalmente no puerpério.

O risco de falha do ciclo 21 é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%) desde que você esteja usando corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos.

Ciclo 21 é um contraceptivo oral (previne a gravidez) combinado, que concilia os componentes etinilestradiol e levonorgestrel. Os anticoncepcionais orais combinados agem por inibição do hormônio que estimula o ovário.

Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Na prática, o anticoncepcional começa a fazer efeito a partir do inicio da segunda cartela. É necessário saber que isso é válido tanto para a pílula contínua, que você usa todos os dias; quanto para as de 21 dias, em que é feito uma pausa no uso nos dias da menstruação.