O que acontece se eu tomar chá de amora todos os dias?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Com uma quantidade significativa de fibras, a infusão de amora é ideal para ajudar a regular a digestão e trazer equilíbrio para o funcionamento do intestino. As folhas também são conhecidas por suas propriedades antioxidantes e diuréticas, sendo muito procuradas por quem quer emagrecer.

A recomendação é que uma xícara de chá de folha de amora seja consumida toda manhã por 21 dias, para que depois haja um intervalo de 7 dias.

Embora o chá de folha de amora seja geralmente seguro, o consumo elevado dessa bebida pode causar efeitos colaterais como náuseas, tontura, diarreia ou prisão de ventre.

A amora é uma frutinha pequena, mas com muitos benefícios, e se tornou a nova aliada do emagrecimento, especialmente na forma de chá, feito com folhas.

estrógeno

“A linhaça e a folha de amoreira são citadas na literatura, pois contêm grandes quantidades de fitoestrógenos, que são moléculas que possuem o efeito do hormônio estrógeno no organismo e ajudam a aliviar os sintomas da menopausa”, explica Bruno.

O melhor horário para tomar o chá de amora é durante a manhã, quando estiver em jejum. Você pode tomar 3 vezes ao dia.

O chá de amora pode ser um grande aliado na luta contra a balança devido ao seu forte poder diurético. As folhas deste fruto contêm fibras na sua constituição, importantes para quem pretende emagrecer, dado serem fundamentais para a regulação do trânsito intestinal e proporcionarem um aumento da sensação de saciedade.

É aconselhável preparar e consumir o chá no mesmo dia. O litro preparado do chá de amora pode ser consumido gelado ou quente, 3 vezes ao dia, entre as principais refeições. Você pode começar a tomar o chá de amora pela manhã, mas não é preciso tomá-lo, necessariamente, em jejum.

Quem não pode beber, cuidados e precauções
A bebida é contraindicada para gestantes, pessoas com hipoglicemia e alérgicos. Consumir diariamente mais de três xícaras de chá de amora pode causar diarreias e outras complicações no usuário.

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

Seu consumo está ligado à regulação hormonal, isto é, ao controlar a irregularidade dos hormônios, ela ajuda a combater também seus efeitos no corpo da mulher, como: irritabilidade, ansiedade, dores, ondas de calor, insônia e tantos outros que são comuns nesse período.

No entanto, assim como outras bebidas quentes, o consumo pode auxiliar no relaxamento do corpo e regulação do sono. O chá de amora pode fornecer benefícios, auxiliando na saúde e bem-estar do corpo. Seu modo de preparo é simples e fácil, podendo ser facilmente encontrada em mercados, feiras e outros.

A amora contém alto teor de compostos com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, como antocianinas, taninos e carotenoides, que fortalecem o sistema imunológico, auxiliando na prevenção e no tratamento de infecções, como dor de garganta, aftas e gengivites.

A amora é muito rica em antocianina, uma substância que confere propriedades como efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, reforço para a memória de curto prazo, prevenção do glaucoma e proteção ao coração.

Amora Miura atua na reposição hormonal, controlando os sintomas da menopausa. A Amora também é conhecida pela sua qualidade de anti-oxidante.

Além disso, o chá de hibisco é rico em ácido clorogênico, que é um poderoso antioxidante que acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura. Por isso, pode ser consumido por quem deseja emagrecer 1kg por dia.