O que acontece se eu tomar BCAA e não malhar?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Os suplementos, em geral, são indicados para atletas, e não adianta nada tomá-los sem fazer exercícios. O suplemento aumenta a quantidade de proteínas no corpo que vão se associar às fibras musculares, mas é a atividade física quem realmente causa o ganho de massa muscular.

Uma destas pesquisas, que saiu no Anual Meeting of the Internal Society of Sports Nutrition, comprovou que os atletas que utilizaram o BCAA durante um total de 8 semanas ganharam o dobro de força e massa muscular do que aqueles que não o utilizaram.

Quais os riscos do excesso de BCAA? Há quem afirme que o consumo de aminoácidos de cadeia ramificada em excesso pode comprometer as funções do fígado e também sobrecarregar os rins, como também existem aqueles que afirmam não existir qualquer risco para esses órgãos.

Não há contraindicações sobre o horário para tomar o BCAA. É possível consumi-lo antes ou depois do treino, já que ele pode ajudar a fornecer energia e a prevenir a fadiga muscular. O ideal é sempre ingerir um suplemento alimentar após uma refeição, como o café da manhã, por exemplo.

A creatina pode ser utilizada principalmente em atividades de força e alta intensidade. Já o BCAA pode ser utilizado em atividades de baixa intensidade ou de força, podendo ou não contribuir no resultado, a depender, é claro, dos alimentos consumidos antes do treino.

1. BCA Atlhetica Nutrition 2:1:1. Considerado o melhor BCAA para quem quer um bom custo-benefício aliado a uma marca de qualidade e reconhecimento, o Atlhetica Nutrition 2:1 abre a nossa lista! Ele é formado pelos três principais aminoácidos, ou seja, leucina, isoleucina e valina, além de vitamina B6.

Durante o sono, nosso corpo pode entrar também em um processo de catabolismo e a ingestão do BCAA antes de dormir ajuda na interrupção desse processo. Mas caso você não tenha uma recomendação de um profissional especializado, o correto é seguir a orientação da ingestão do BCAA duas vezes ao dia, no pré e no pós-treino.

Quando em excesso ele pode causar ganho de peso, quadros de ansiedade e depressão, além de atrapalhar na hipertrofia. O BCAA quando é utilizado seja antes ou após o treino ajuda na redução desse hormônio. Outra dica é sempre ter uma boa noite de sono, o cansaço em excesso também pode aumentar as taxas de cortisol.

Leucina

A Leucina um dos melhores BCAA, ele ajuda na queima de gordura e estimula a síntese de proteína, permitindo que o corpo construa mais massa muscular.De modo geral, o BCAA proporciona diversos benefícios para o desenvolvimento do corpo.

Posso tomar whey, BCAA e creatina juntos? Sim, você pode tomar todos esses suplementos de uma só vez, pois eles se complementam. Além disso, o uso dos três ao mesmo tempo pode melhorar muito o seu desempenho físico e acelerar o seu ganho de massa muscular.

A forma recomendada de tomar BCAA é após o treino na dosagem de 4 gramas. Porém, desde que seja consumido em um horário próximo ao treino, os benefícios para o ganho de massa muscular estarão presentes. O melhor horário para tomar é 30 minutos após o treino ou antes, caso essa seja sua preferência de consumo.

Idade ideal: Varia. Mas o melhor é esperar o estirão de crescimento, que ocorre normalmente entre 11 e 13 anos.

Qual a idade mínima para tomar BCAA? Não existe uma idade mínima. Existe sim a necessidade ou não de fazer a suplementação. O ideal é consultar um nutricionista antes de tomar qualquer tipo de suplemento.

Vale destacar também que indivíduos que já possuem doenças renais ou hepáticas devem evitar o consumo de BCAA. Além disso, é importante ressaltar que a suplementação com BCAA não substitui uma alimentação equilibrada e deve ser utilizada sob orientação de um profissional de saúde.

Apesar de um bom whey protein já conter BCAA na sua composição (um bom whey deve ter por volta de 5g por scoop), você pode obter mais benefícios se tomar esses dois suplementos em conjunto, isso se quiser aumentar e/ou preservar (durante um processo de emagrecimento por exemplo), a sua massa muscular!

Pra saber a quantidade certa pra tomar cada dose, você deve calcular 0,20 gramas de BCAA pra cada quilo do seu corpo, por exemplo: Se você pesa 60 quilos, o ideal é tomar 12 gramas em pó ou 12 ml em líquido pra cada dose. Se for em comprimido, veja bem quanto tem por cápsula.

Como tomar o BCAA? RECOMENDAÇÃO DE USO: Consumir 4 cápsulas ao dia, sendo 2 antes e 2 logo após o treino.

Quem deseja uma carga extra de energia para começar a se exercitar, especialmente, naqueles dias em que a preguiça prevalece, pode substituir a suplementação artificial BCAA por alimentos como o frango, que tem os mesmos aminoácidos encontrados no suplemento. A quinoa é boa opção para vegetarianos e veganos.

Creatina
A creatina é um suplemento que visa prioritariamente aumentar a sua força e resistência física durante os treinos.

De acordo com Bruna, quem está começando a fazer uma atividade física com foco em ganho de massa magra deve procurar por:

  1. Whey Protein.
  2. Creatina.
  3. BCAA.
  4. Maltodextrina.
  5. Albumina.