O que acontece se eu tomar anticoncepcional na menopausa?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

O uso de métodos combinados tem a vantagem de minimizar os sintomas da transição para a menopausa, como sangramento irregular e a perda de massa óssea.

Métodos contraceptivos não hormonais: se a mulher tiver entre 40 e 50 anos, podem ser suspensos após período de 2 anos sem menstruar. Se a mulher tiver mais de 50 anos, podem ser suspensos quando a mulher já passou 1 ano sem menstruar, excluídas as outras causas que podem interromper a menstruação nesta fase.

Contraceptivos hormonais
Os contraceptivos com progestagênio associado também apresentam menor impacto metabólico. O uso de métodos combinados tem a vantagem de minimizar os sintomas da transição para a menopausa, como sangramento irregular e a perda de massa óssea.

E como avaliamos se a mulher em uso de anticoncepcional está na menopausa? Não há como, já que o anticoncepcional mantém o ciclo menstrual, evitando o surgimento dos sintomas clínicos (fogacho, alteração de humor, etc.) e impede a interpretação adequada dos hormônios sexuais (LH, FSH e estradiol).

Consulte seu médico. Microvlar® é indicado apenas para uso após a menarca (primeira menstruação ). Microvlar® não é indicado para uso após a menopausa .

Porém, ela pode durar qualquer período entre alguns meses a cerca de 8 anos (3, 6). Cerca de 1 em cada 10 pessoas pode vivenciar a transição de forma mais abrupta, com apenas alguns meses de irregularidade menstrual. Essas pessoas também tendem a relatar menos sintomas, como as ondas de calor (3).

Selene® não é indicado para uso após a menopausa.

Assim, publicado no último dia 29 de março, o estudo-piloto mostrou que a retomada da menstruação é possível, assim como a gestação. Isso através do tratamento combinado de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) com Hormônio Folículo Estimulante (FSH).

Mulheres saudáveis podem utilizar a anticoncepção hormonal até os 50 anos de idade, época em que deve ser descontinuado e trocado por outro método até 1 ano após a suspensão da menstruação.

Segundo a Dra. Ana Livia, também é importante ressaltar que ao parar a pílula, há desbloqueio hormonal. Consequentemente, ocorre a ovulação e risco de gravidez não planejada, além de sangramentos menstruais fora do período ideal.

Sintomas após parar de tomar pílula anticoncepcional
Quando o uso é interrompido, o corpo precisa de um tempo para normalizar suas atividades. Os sinais mais comuns são: Cólicas (em alguns casos, a mulher pode ter dores de cabeça, náuseas ou vômitos).

Por isso, quando você decide parar de tomar esse método contraceptivo, um dos primeiros efeitos é a perda de peso. Contudo, o aumento do apetite e desejo por doces, além da indisposição para se exercitar são outros fatores que também decorrem da falta do anticoncepcional.

José Mendes Aldrighi – Está provado que, além da ação contraceptiva, a pílula anticoncepcional protege as mulheres acima de 40 anos contra a perda de cálcio ósseo, ou seja, contra a osteopenia ou osteoporose.

Nomegestrol: funciona como método contraceptivo;
Os implantes hormonais são uma opção de tratamento ginecológico para endometriose, adenomiose, miomas, TPM, reposição hormonal da menopausa, ou mesmo como método contraceptivo.

A menopausa (ou seja: o fim da menstruação) acontece, em média, aos 40 anos. O período de pós-menopausa, porém, dura até o fim da vida.

Os piores alimentos para menopausa
As bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura trans, também podem agravar os sintomas da menopausa e aumentar o risco de doenças crônicas. Portanto prefira alimentos saudáveis e equilibrados para ter uma boa saúde durante essa fase.

Essa fase apresenta vasta sintomatologia, que circula entre mudanças físicas, psicológicas e sociais. Perto dos 40 anos, a mulher sofre com a queda da fertilidade, além da redução da quantidade de colágeno e elastina na pele, fazendo com que o processo de envelhecimento acelere e se torne mais visível.