O que acontece se eu tomar 4 comprimidos de fluoxetina?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Sintomas 1 de superdose incluem náusea 2, vômito 3, convulsões e sinais 4 de excitação do SNC 5. Relatos de morte por superdose somente com o Cloridrato de Fluoxetina têm sido extremamente raros.

As doses recomendadas para fluoxetina 20mg são as seguintes: Depressão: dose inicial de uma cápsula ao dia (20 mg/dia) Bulimia nervosa: três cápsulas ao dia (60 mg/dia) TOC: uma a três cápsulas ao dia (20 a 60 mg/dia)

Somente o médico pode indicar a dosagem da fluoxetina de acordo com o tratamento. Mas, geralmente, as doses são: Depressão: recomenda-se a dose de 20 mg/dia. Bulimia Nervosa: a dose de 60 mg/dia é a recomendada.

O medicamento costuma ser tomado em dose única diária, mas doses acima de 20 mg podem ser divididas em duas tomadas ao longo do dia.

A fluoxetina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. O medicamento age inibindo a absorção de serotonina pelos neurônios, que, quando tem os níveis baixos, pode causar depressão, síndrome do pânico, ansiedade ou sintomas obsessivo-compulsivos.

Os sintomas mais comuns de uma overdose de Fluoxetina envolvem: tontura, desmaio, confusão, alucinações, febre, perda de consciência, nervosismo, apatia, agitação incontrolável, flutuação, apatia e batimentos cardíacos rápidos e irregulares (Block, 2020).

Recomenda-se uma dose de 20mg, administradas por dia. Essa dosagem pode variar dependendo da orientação do médico ou do tipo de tratamento!

Os seus efeitos começam a ser percebidos entre 2 a 4 semanas após o início do tratamento. Cristina Stern, professora do Departamento de Farmacologia da UFPR, explica que o objetivo do uso da fluoxetina é garantir a maior disponibilidade de um neurotransmissor que atua no equilíbrio do humor.

Limite de dose para adultos: 80 mg por dia. Para as cápsulas de 90 mg: 1 cápsula por semana. Idosos: iniciar com 10 mg por dia; não ultrapassar 60 mg por dia. Crianças: eficácia e segurança não estabelecidas.

Antes de iniciar o tratamento com o clonazepam, o paciente precisa avisar o seu médico caso faça o uso de alguns desses medicamentos que não “combinam” com esse ansiolítico: Antidepressivos (como fluoxetina, duloxetina e sertralina); Antifúngicos (fluconazol, cetoconazol, itraconazol);

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

“Em geral, a resposta terapêutica desses medicamentos aparece após uma ou duas semanas de uso continuado da medicação, se em dose adequada”, afirma a psiquiatra Luciana Staut. Vale destacar que esse prazo, entre sete e 14 dias, pode ser maior, dependendo do antidepressivo prescrito e do quadro do paciente.

A principal diferença entre os dois medicamentos é que a fluoxetina é usada para controle de ansiedade, enquanto a sibutramina é usada em tratamentos contra obesidade. Embora a fluoxetina possa causar perda de apetite, é apenas um efeito colateral que não costuma durar mais de três meses.

Rivotril (clonazepam) é um medicamento da classe das benzodiazepinas – o mesmo de outros remédios como diazepam, lorazepam e alprazolam, por exemplo. Esse tipo de substância atua como anticonvulsivante, sedativo, relaxante muscular e hipnótico.

Medicamentos Antidepressivos Sem Retenção De Receita

  • Hyperativ 300mg Bionatus 45 Cápsulas. R$ 44,90. Ver Descontos Convênio. 326232.
  • Hipericin 300mg Herbarium 30 Cápsulas.
  • Hiperico Herbarium 45 Cápsulas.
  • Iperisan 300mg Marjan 30 Comprimidos Revestidos.
  • Sandomigran 0,5mg 20 Drágeas.
  • Venovaz Exeltis 30 Comprimidos.

O Cloridrato de Fluoxetina 20mg Genérico EMS é indicado para o tratamento de depressão, relacionada ou não à ansiedade. O medicamento atua sobre os sistema nervoso do cérebro, promovendo a melhora dos sintomas. Somente comprado com retenção de receita médica.

Ibuprofeno + Fluoxetina: podem aumentar o risco de sangramento intracraniano e gastrointestinal.

A cocaína e o crack, além de arritmias, aumentam o risco de infarto e causam prejuízo ao funcionamento do coração (disfunções valvares e insuficiência cardíaca), assim como as anfetaminas e o LSD.