O que acontece se eu tomar 3 pílula do dia seguinte?

Perguntado por: vrebelo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

O contraceptivo de emergência não é para ser usado repetidas vezes. A taxa de eficácia diminui e a carga de hormônio exagerada pode causar vômitos e sangramentos. “O termo 'pílula do dia seguinte' poderia até ser considerado errado”, explicou ao G1 o médico ginecologista Júlio Bernardi.

Posso tomar a pílula mais de uma vez por mês? Não é recomendado, pois ela perde a eficácia, aumentando o risco de gravidez. Além disso, graças a sua alta dose de componentes hormonais, ela pode causar reações adversas como náuseas, alteração do ciclo menstrual, dor de cabeça e diarreia.

As únicas formas de se saber são: esperar o próximo ciclo menstrual. Se houver menstruação (lembrando que é possível que o medicamento cause atrasos), então a pílula funcionou. Caso a menstruação não desça, recomenda-se que a mulher faça um teste de gravidez cerca de 5 a 7 dias após ter feito uso do medicamento.

Após 72 horas da relação sexual, seu efeito já deixa de ser satisfatório. Nesse contraceptivo de emergência, a base é a progesterona, que, em doses altas, pode inibir a ovulação.

“A pílula do dia seguinte precisa ser administrada em até 72 horas depois da relação sexual. Depois desse tempo, seus mecanismos de ação já ficam comprometidos e ela deixa de fazer efeito”, ressalta Coelho.

1. É possível engravidar mesmo tomando a pílula? O índice de falha da pílula é baixo, mas quando tomada após 72 horas da relação sexual, as chances do método impedir a gravidez diminuem consideravelmente. Nesses casos, o melhor a fazer é esperar a chegada da menstruação ou realizar um teste de gravidez.

Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Assim, após tomar as pílulas, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada, mas na maior parte dos casos, a menstruação ocorre na data esperada com uma variação de cerca de 3 dias para mais ou para menos.

Estima-se que de 0,6 a 2,6% das mulheres que tomam a pílula do dia seguinte após fazer sexo sem proteção ainda engravidam.

É recomendado esperar de 15 dias a um mês para saber se a pílula funcionou. Caso a sua menstruação não tenha vindo normalmente durante esse período, é recomendada a realização de um teste de gravidez de farmácia, ou um exame Beta HCG.

Normalmente, os sinais incômodos da TPM ocorrem entre 5 a 11 dias antes de descer a menstruação e têm por sinais mais evidentes as alterações de humor, a irritabilidade, o desejo por alimentos doces, o inchaço abdominal, a sensibilidade nas mamas e as crises de enxaqueca.

Nesses casos, é possível que o organismo demore até seis meses para “entrar no ritmo”. O uso de pílula do dia seguinte, um contraceptivo de emergência, também pode levar a alterações no ciclo menstrual.

Os efeitos mais frequentes para as mulheres que usam a pílula do dia seguinte são náuseas, dor de cabeça, dor mamária ou algumas cólicas abdominais.

Como fica a menstruação após usar a pílula do dia seguinte? A maioria das mulheres não irá notar nenhuma diferença na menstruação após o uso da pílula do dia seguinte. Não é esperado que você sangre (menstrue) após usar a pílula do dia seguinte. Em cerca de 15% das mulheres a menstruação poderá antecipar em até 7 dias.

Se tomado corretamente e dentro do prazo de 5 dias, o ulipristal apresenta eficácia de 98,5%. Já o levonorgestrel, apresenta as seguintes taxas de sucesso: 95% quando tomado nas primeiras 24 horas após o ato sexual. 85% quando tomado entre 24 e 48 horas após o ato sexual.

Provavelmente não há problema em tomar uma pílula anticoncepcional de emergência mais de uma vez durante um ciclo menstrual. Pílulas anticoncepcionais de emergência não afetarão sua fertilidade futura.

Quanto tempo após a fecundação os sintomas aparecem? Os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação aparecem de forma variada. Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

A pílula do dia seguinte é a vilã dos escapes e ela proporciona o mesmo escape menstrual para mostrar a sua eficácia. Portanto, se você tomou a pílula do dia seguinte e teve um escape marrom ou avermelhado é sinal de que a pílula “funcionou” como previsto, trazendo um desequilíbrio nos hormônios e evitando a gravidez.