O que acontece se eu tomar 2 comprimidos de omeprazol?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Uso excessivo do remédio omeprazol pode prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e provocar diversos problemas de saúde, como osteoporose, anemia e até demência.

Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente. O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia.

A dose inicial recomendada é de 40 mg de Esomeprazol Magnésico Tri-Hidratado duas vezes ao dia. O ajuste de dose deve ser individualizado e o tratamento continuado pelo tempo indicado clinicamente. Doses de até 120 mg foram administradas duas vezes ao dia.

Após a administração oral, o início do efeito anti-secretor do omeprazol é geralmente alcançado dentro de uma hora, com o efeito máximo ocorrendo 2 horas após a administração.

O omeprazol é indicado para tratar certas condições em que haja muita produção de ácido no estômago. É usado para tratar úlceras gástricas (estômago) e duodenais (intestino), e o refluxo gastro-esofágico. Se utilizado da maneira correta, o omeprazol é uma ótima alternativa para o tratamento de doenças gástricas.

Refluxo gastroesofágico: 1 comprimido de 20 mg por dia por 4 semanas. Esofagite erosiva: 1 comprimido de 20 mg por dia por 4 a 8 semanas. Se necessário, o tratamento pode ser estendido até 12 semanas. Síndrome de Zollinger-Ellison: dose inicial de 60 mg por dia, podendo ser ajustada até 120 mg 3 vezes por dia.

doses superiores a 80 mg por dia devem ser divididas em 2 tomadas. engolir inteiro; não mastigar ou abrir as cápsulas. procurar tomar sempre à mesma hora do dia. úlcera duodenal: 20 mg, 1 vez por dia, antes do café da manhã; tomar o produto durante 2 semanas, podendo continuar por mais 2 semanas se houver necessidade.

O medicamento classificado como prazol (dentre os quais o omeprazol é um deles) inibe a ação das chamadas bombas de prótons, que estimulam a produção de ácido para digestão. Assim, o medicamento deve ser tomado antes de a alimentação provocar a produção do ácido.

Seu uso frequente não é aconselhado pois causam o que chamamos de “efeito rebote”: após neutralizar a acidez do estômago, o órgão aumenta a produção de ácido (e os sintomas costumam piorar).

Para obter melhores resultados no tratamento, potencializando a efetividade, o Omeprazol deve ser tomado em jejum, de 30 a 60 minutos antes de uma refeição (melhor se tomado antes do café da manhã).

Ela pode liberar toxinas capazes de lesionar o revestimento protetor do intestino grosso, causando problemas como diarreias e colites.

Com relação aos medicamentos de interesse, esomeprazol e lansoprazol comparados ao omeprazol, o esomeprazol era mais eficaz para obter cicatrização da lesão nos casos de esofagite erosiva, prevenção da mucosa do esôfago, maior controle de ácido no tratamento de curto prazo (4 e 8 semanas) de esomeprazol com dose de ...

Concluíram que seus efeitos são equivalentes: “No final, a decisão hoje é sobre o preço”, diz Daniela, da Unifesp. “Se o médico receitar pantoprazol, os resultados serão tão bons quanto se tivesse receitado o omeprazol”.

Não existem relatos de que algum tipo de alimento possa alterar a ação do omeprazol. Evite o consumo de álcool. Ele faz que seu estômago produza mais ácido, o que pode irritar, ainda mais, as paredes estomacais, o que leva ao agravamento dos sintomas.

Quando a dose exceder 60 mg diários, esta deve ser dividida e administrada a cada 12 horas. Para indivíduos portadores de úlcera gástrica ou duodenal, sem sangramento ativo, a dose deve ser de 40 mg, uma vez ao dia. Em caso de sangramento ativo, a dose diária deve ser de 40 mg a cada 12 horas.

Bicarbonato de sódio.
Sendo um antiácido natural, o bicarbonato de sódio é uma boa alternativa natural ao Omeprazol. Remédios que podem substituir o omeprazol: Pantoprazol: Esse medicamento é da mesma classe do omeprazol, conhecido como inibidor de bomba de prótons.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

Omeprazol deve ser tomado de manhã e em jejum.

As mais comuns são:
Cefaléia, astenia, diarréia, gastroenterite, dor muscular, reações alérgicas (incluindo, raramente, anafilaxia) e púrpura ou petéquia.

O que fazer para aliviar a dor de estômago
Comer uma pera ou uma maçã cozida; Comer um pedacinho de batata crua porque este é um antiácido natural, sem contraindicações; Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor; Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão.

Geralmente, os causadores da dor na boca estômago são alimentos que “não caíram bem”. Com isso, sintomas como enjoos, vômito, excesso de gases e náuseas são sentidos junto com a dor. Entretanto, é importante frisar que a dor epigástrica pode ser o indicativo de alguma condição mais grave.