O que acontece se eu tocar em lava?

Perguntado por: nassis8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

O corpo humano basicamente explodiria ao tocar na lava quente e seria queimado até virar cinzas. O material orgânico seria completamente evaporado em questão de minutos.

O maior constituinte da lava é a sílica, mesma substância que forma as areias das praias ou o vidro, formada pelos elementos silício e oxigênio. Os silicatos podem ser de metais como magnésio, ferro, sódio ou potássio. Além disso, compostos voláteis também estão misturados na massa fervente de rocha líquida.

1.200 °C

As erupções vulcânicas revelam um pouco da grande força e calor que movimentam as entranhas da Terra, mas qual é a temperatura da lava de um vulcão? De modo geral, ela varia entre 700 °C a 1.200 °C — o suficiente para derreter boa parte das rochas.

Em princípio, todos os elementos que apresentam ponto de fusão inferior à temperatura da própria lava, estimada entre 800 °C e 1200 °C, são engolidos pelas correntes de lava e integrados em sua massa: casas, estradas, mobiliário urbano, instalações industriais e agrícolas, etc.

Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.

Felizmente, não. Em um passado geologicamente distante, havia uma grande quantidade de vulcões em nosso território, incluindo aquele que é considerado o mais antigo do planeta, formado na Amazônia há cerca de 1,9 bilhão de anos.

Os diamantes que chegam à superfície são distribuídos na parte mais profunda dos oceanos e dos leitos dos rios devido à erosão do solo. Esses diamantes são encontrados em grandes quantidades, dentro de vulcões extintos e regiões de minas espalhadas por vários locais do mundo.

Durante a formação da pedra de lava vulcânica ocorrem duas ações simultâneas: esfriamento rápido + pressurização. O resultado disso é a formação de pequenas bolhas, dando uma natureza porosa à pedra.

E para que essa intenção seja concluída com sucesso, assim que eles caem na lava eles simplesmente desaparecem, como se afundassem e nunca mais voltassem à superfície.

De acordo com algumas pesquisas, a lava é preta durante o dia, vermelha à noite e torna-se branca quando em contato com a água. É um vulcão ativo e no seu topo existem duas crateras: uma inativa e outra com atividade vulcânica contínua, emergindo de pequenos montes conhecidos como “hornitos”.

A lava deriva directamente do magma, o material em fusão que se encontra sob a superfície da Terra, cuja composição reflecte, pelo que ao solidificar, depois de desgaseificar e arrefecer, forma escoadas lávicas constituídas pelas correspondentes rochas ígneas extrusivas.

Embora hoje o Brasil não abrigue nenhum vulcão ativo, o país possui o vulcão mais antigo do mundo já descoberto. Com 1,89 bilhão de anos, o que sobrou deste antigo vulcão está localizado na região amazônica, especificamente entre os rios Tapajós e Jamanxim.

Mauna Loa

O Mauna Loa ocupa pouco mais de cinco mil quilômetros quadrados do Havaí, aproximadamente. É um gigante. E seu tamanho colossal lhe garantiu o posto de maior vulcão do mundo. Após 38 anos adormecido, o gigante acordou, no final de 2022.

A temperatura mínima possível para qualquer matéria do universo é de 0 Kelvin, que corresponde a -273,15 °C, mas a temperatura máxima pode chegar a bilhões de graus Celsius.