O que acontece se eu tiver um filho com meu primo?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.

O casamento consanguíneo é o casamento que acontece entre parentes próximos, como tios e sobrinhos ou entre primos, por exemplo, o que pode representar risco para uma futura gestação devido a maior probabilidade de herança de genes recessivos responsáveis por doenças raras.

No final das contas, casar-se com seu primo em primeiro grau apresenta alguns riscos. Mas as chances de uma prole saudável aumentam dramaticamente a cada nova distância de relacionamento. Os primos de segundo grau compartilham apenas 6,25% de seus genes e os primos de terceiro grau compartilham pouco mais de 3%.

Geralmente casais primos, antes de terem filhos, recomenda-se que se consultem com um médico geneticista para fazer o aconselhamento genético. Para este casal, o risco de má-formação ou algum tipo de deficiência chega a 6%. Caso não tenha nenhum histórico de doenças genéticas na família.

Assim como os marcos do desenvolvimento infantil e outras diversas situações do universo das crianças, não existe nenhum manual ou regra que determine qual a idade certa para começar a namorar. Aqui, no entanto, estamos falando de crianças, que, segundo diretrizes do Ministério da Saúde, têm entre zero e 12 anos.

O relacionamento entre primos ou outros graus de familiares é denominado consanguinidade. Em qualquer grau de parentesco as pessoas compartilham informação genética em comum, por isso existe um risco maior que um casal consanguíneo coincida em variantes genéticas.

"Segundo o nosso Código Civil a idade para que qualquer pessoa possa casa é de 16 anos", esclarece. Ela ressalta ainda que no Brasil a maioridade civil é da pessoa que tem mais de 18 anos. "Especificamente para o casamento o menor de 18 pode contrair núpcias se for maior de 16 e ter a autorização dos pais."

Em 2002, com o advento do atual Código Civil, o casamento avuncular foi novamente proibido, o art. 1.521, inciso IV do Código Civil foi explícito ao dispor que “os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau (tios e sobrinhos), não podem casar entre si”.

Irmãos podem sim ter filhos um com o outro. Se um irmão e uma irmã, que não tenham problema de infertilidade ou de esterilidade, porventura tiverem intercurso sexual no período fértil da irmã, é possível que disso nasça um filho.

O casamento consanguíneo é o casamento entre membros de uma mesma família. Em termos legais, existem dois tipos: casamentos entre primos e casamentos avunculares (entre tios e sobrinhos). Apenas a Somália permite casamento entre irmãos.

Atualmente, o incesto não é considerado crime no Brasil, a menos que envolva menores de 14 anos, quando passa a ser enquadrado como estupro de vulnerável. O Código Civil, por sua vez, apenas proíbe as uniões civis entre parentes próximos por sangue ou afinidade.

Por exemplo, as mulheres com o tipo sanguíneo AB, A, B ou O negativos devem redobrar a atenção na hora de ser mãe. Assim sendo, caso o parceiro tenha o fator RH positivo e transmita essa característica para o feto, é possível que o corpo da mulher crie uma rejeição ao próprio filho.

As questões são os primos. Diferente do que o senso comum imagina os graus de parentesco são definidos pela distância genealógica, ou seja, quando o parentesco é contado em linha reta, não existe qualquer limite na contagem do grau.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.