O que acontece se eu pedir reembolso?

Perguntado por: vmelo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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O reembolso é a possibilidade de consumidores receberem de volta o dinheiro pago na contratação de um serviço ou na compra de uma mercadoria. Isso significa que todos os valores usados na compra podem ser devolvidos aos clientes.

O consumidor também tem o direito de pedir reembolso no caso de um produto ser impróprio para consumo, fora da validade, alterados, adulterados, falsificados, avariados, corrompidos, fraudados, deteriorados ou que apresentam qualquer risco à saúde ou vida do cliente.

No caso de compras realizadas em loja física, o fornecedor não é obrigado a devolver o dinheiro do consumidor em caso de desistência de compra, pois o CDC entende que o cliente pôde ver ou experimentar o produto antes de finalizar a aquisição.

Reembolso é um termo que significa o ato de receber de volta o dinheiro emprestado ou que foi gasto em um serviço ou produto que não foi corretamente utilizado ou ofertado.

Sua solicitação de devolução / reembolso será processada dentro de 5 dias úteis e você será notificado sobre o resultado por meio de notificação no aplicativo e e-mail: Para casos de Devolução e Reembolso, você deverá devolver o produto para receber seu reembolso (a menos que haja algum outro motivo específico).

O que é processo de reembolso de despesas? O processo de reembolso de despesas é a devolução do dinheiro gasto pelo colaborador em sua viagem corporativa. Claro que existem regras do que é ressarcido e do que não é pela empresa, por isso é importante possuir uma política clara sobre a restituição.

Normalmente, uma transferência bancária leva 0-3 dias úteis para retornar à sua conta.

30 dias, quando for um produto ou um serviço não durável, como é o caso de alimentos, bebidas, tintas e outras mercadorias de consumo imediato; 90 dias, se o produto ou o serviço for durável, como eletrodomésticos e veículos.

Se o destinatário for uma pessoa conhecida, basta solicitar que devolva o valor na funcionalidade disponível no aplicativo do banco. Se o envio foi para um desconhecido, ainda pode ser viável identificá-lo pela chave, se for CPF, e-mail ou celular. Porém, se for uma chave aleatória, o contato fica mais difícil.

Como funciona o reembolso para compras pagas com cartão de crédito? Após o cancelamento da compra, seu reembolso aparecerá na próxima fatura ou na subsequente. O prazo depende da data de fechamento da sua fatura e da data em que o pedido foi cancelado.

Se a Shopee não receber a confirmação do Vendedor dentro do prazo especificado, a Shopee terá a liberdade de realizar o reembolso do valor aplicável ao Comprador sem novas notificações ao Vendedor. O reembolso será feito ao cartão de crédito/débito do Comprador ou à conta bancária designada.

Se o pagamento do PIX não for concluído e o pedido for cancelado, você receberá um reembolso em até 3 dias úteis em sua conta bancária vinculada à Shopee.

Como aparece o estorno na fatura? Dependendo da data em que foi solicitado o estorno, o mesmo poderá aparecer na fatura atual ou na seguinte. Enfim, ele aparece como “crédito” na fatura do cartão.

Então, nesse caso, você tem também a opção de cancelar o pedido e solicitar o estorno de todo o valor pago pelo produto que não chegou, inclusive o frete. Entrar em contato com a empresa em que você fez uma compra é importante porque, assim, você demonstra interesse pelo produto que adquiriu.

Troca de produtos em caso de compra em loja física
Em verdade, você, como cliente, só terá direito à devolução do dinheiro se o produto apresentar defeito e se o problema não for resolvido em até 30 dias, conforme estabelece o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.

Conforme conversamos através do telefone, o Reembolso Garantido é uma opção que a 123 oferta aos clientes para as tarifas aéreas em que não há o reembolso, quando feito o cancelamento de forma voluntária.