O que acontece se eu passar no SiSU e não for?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos – neste caso, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação no momento da inscrição.

Caso o candidato não seja aprovado em uma instituição pública através do SiSU, ele poderá tentar o ProUni para uma instituição particular. O programa concede bolsas de estudos que podem ser integrais ou parciais (100% e 50%).

Sabe a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada? Então, quando um estudante que foi convocado na chamada regular não faz a sua matrícula, ele perde o direito a ela e sua vaga volta ao sistema para ser preenchida pelos candidatos da lista de espera.

Afinal, quantas vezes tem Sisu no ano? O Ministério da Educação (MEC) realiza duas edições anuais do Sisu, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Durante a inscrição, o candidato tem direito a escolher até duas opções de curso.

Atualmente, o SiSU realiza apenas uma chamada. Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

Você pode alterar suas opções de curso e instituição no SiSU quando e quantas vezes quiser dentro do prazo de inscrição. Apenas a última escolha feita nesse período será levada em conta.

O Enem 2022 teve abstenção de 32,4%. Havia 3.476.226 inscritos nos dois modelos, impresso e digital. As provas ocorreram nos últimos dois domingos (13 e 20 de novembro). O índice é um pouco maior que o registrado em 2021.

O edital é claro: será eliminado o candidato que registrar ou divulgar por imagem, vídeo ou som a realizaçao da prova ou qualquer material utilizado no exame. O celular, aliás, deve ficar no envelope porta-obejetos lacrado, assim como outros aparelhos eletrônicos.

O Sisu só aceita a nota do Enem mais recente, então se você quer participar do Sisu 2023, é necessário ter feito a prova do Enem 2022. Como você viu, o programa abre as inscrições duas vezes por ano.

Mas o que acontece com quem for reprovado no Sisu? Essa situação pode acontecer caso sua nota seja mais baixa do que a de outros candidatos, que escolheram o mesmo curso, ou mesmo por ter se cadastrado em um curso com nota de corte superior ao seu resultado no Enem.

É difícil passar no Sisu? Depende das opções que você fizer ao se inscrever. Em edições mais recentes, as notas de corte para os cursos mais procurados, como Medicina, Direito e algumas engenharias, têm ultrapassado facilmente os 800 pontos no Enem. Com 650 pontos dá para entrar em várias graduações pelo país.

Se perder o prazo e não realizar a Rematrícula, você corre o risco de perder as disciplinas mais importantes de seu curso de graduação, atrasando todo o seu semestre. Além disso, disciplinas que não têm demanda (mas que você precisa fazer) podem ser canceladas naquele semestre, por falta de procura.

1 - O aluno terá que acessar a página do SiSU no portal único de acesso ao Ensino Superior com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem 2022. O sistema estará disponível entre o dia 16 de fevereio até as 23h59 do dia 24 de fevereiro.

Ela é a menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga de um curso. Se conseguir alcançá-la (ou superá-la!) até o fim do período de inscrições, seu ingresso está garantido e basta esperar a divulgação dos resultados pelo MEC. Por outro lado, não alcançar a nota de corte não elimina você imediatamente da disputa.

Fui aprovado no Sisu, qual o próximo passo? Parabéns! A partir do momento e que você é aprovado em qualquer uma das chamadas, o processo de matrícula passa a ser responsabilidade da universidade, e não mais do Sisu. Mesmo assim, você pode ver o prazo para a realização da matrícula na Área do Candidato.

Isso porque o Sistema de Seleção Unificada – plataforma que usa a nota do Enem para aprovação nas universidades públicas -, não tem uma segunda chamada oficial. Entretanto, é importante saber que quem não foi aprovado na primeira chamada tem outras oportunidades! O SiSU, tradicionalmente, oferece uma chamada regular.

Como consultar a classificação parcial do Sisu
Para isso, é preciso acessar a página http://www.sisu.mec.gov.br. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.

Oficialmente, o Sisu não faz uma segunda chamada. A segunda convocação é feita somente a partir da lista de espera para as vagas que permaneceram em aberto.

MEC divulga terceira chamada neste domingo, 13
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação convoca neste domingo, 13, os candidatos selecionados em terceira chamada. Os estudantes selecionados terão os dias 15e 16 de fevereiropara efetuarem a matrícula nas instituições de ensino.