O que acontece se eu parcelar e não pagar?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Se por algum motivo você não conseguir pagar o total ou o valor mínimo da sua fatura, isso significa que ela vai ficar em atraso. Quando isso acontece o seu cartão pode ser bloqueado em até 48h ou até mesmo ser cancelado.

E aí bate a dúvida para saber o que é menos pior: pagar o valor mínimo ou parcelar a dívida? Todos concordamos que o melhor é pagar o total da fatura. O rotativo do cartão de crédito, que acontece toda vez que você não paga a fatura, cobra juros de cerca de 350% ao ano, segundo o Banco Central.

Vale ressaltar que, no caso de parcelamento da fatura, o cartão de crédito não fica bloqueado, mesmo que você tenha feito a negociação da dívida do cartão de crédito. Conforme as parcelas forem sendo pagas, o limite do cartão de crédito vai sendo liberado.

Existem duas maneiras principais de fazer essa troca: uma é renegociação com o próprio banco, tomando um empréstimo mais barato na instituição financeira com a qual você já tem relacionamento e onde deve a juros mais altos; a outra é por meio da portabilidade, que lhe permite migrar a dívida para outro banco que ...

O que pode ser penhorado? Pode ser penhorado parte dos valores de salários, subsídios, pensões, veículos, imóveis, ações e demais itens.

Mapeie todas as suas dívidas
Quando se está endividado, o primeiro passo para sair do vermelho é ter consciência do tamanho do problema. Portanto, liste todas as suas dívidas — atrasadas ou não. Por exemplo, parcelas nos cartões de crédito, prestações de financiamentos e empréstimos, carnês de lojas e contas da casa.

O contrato feito para a geração do cartão determina que o cancelamento só possa ser feito após 90 dias de atraso do débito.

Parcelamento da fatura
Resumindo, o limite total só é restituído após o parcelamento ser quitado. É importante não atrasar as parcelas, pois esse crédito poderá ser cancelado.

Caso você pague somente metade do valor, será cobrado o juros rotativo. Fazer isso consecutivamente, pode gerar o parcelamento automático da fatura. O limite é liberado conforme o pagamento da mesma.

Não, também. Em alguns casos, o cliente tem uma dívida com um banco, mas abre uma segunda conta corrente para movimentar o seu dinheiro. Nesse caso, de forma alguma o banco credor poderá retirar o dinheiro de outro banco, pois essa é uma prática totalmente ilegal.

A princípio você pode encontrar alguma burocracia para fazer o cancelamento, pois as administradoras não têm o habito de liberar o cancelamento se o cartão tiver pendências. Mas é possível. De acordo com a associação Proteste, neste caso, as administradoras suspendem o uso do cartão até que as parcelas sejam quitadas.

Cancele a qualquer momento
Se você ainda tiver dívidas a vencer no cartão, isso não é motivo para que o cancelamento não seja efetivado. Você tem o direito de cancelar, está previsto no Código de Devesa do Consumidor. Mas não esqueça: a dívida deverá ser paga ou renegociada.

Se as dívidas estão atrasadas, entre em contato direto com as empresas e tente renegociar o saldo. Quem tem empréstimo pode falar diretamente com o gerente, demonstrar interesse em pagar a dívida e solicitar um refinanciamento. Por muitas vezes será possível reduzir o valor da sua parcela e os juros do seu contrato.

Dicas de como sair de uma dívida impagável

  1. Entenda o verdadeiro tamanho da dívida. ...
  2. Analise com calma e detalhadamente as suas finanças. ...
  3. Corte gastos. ...
  4. Venda alguns bens. ...
  5. Negocie com o credor. ...
  6. Procure órgãos públicos que oferecem apoio aos superendividados.

Caso você não tenha reservas financeiras ou bens que possam ser vendidos, o melhor caminho é buscar um empréstimo com amigos e familiares para conseguir pagar a dívida. Essa operação pode ser realizada com prazo de carência para iniciar os pagamentos e com juros equivalentes ao rendimento da poupança, de 0,5% ao mês.