O que acontece se eu parar de tomar sertralina de uma vez?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

No geral, as diretrizes sugerem evitar a descontinuação abrupta. Várias referências sugerem que a descontinuação seja feita de forma gradual e num período de 2 a 4 semanas com reduções lineares até a dose terapêutica mínima ou metade da menor dose terapêutica antes da completa retirada.

A sertralina é um tipo de antidepressivo conhecido como inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS). Ao contrário de muitos antidepressivos mais antigos, este medicamento não apresenta tantos efeitos colaterais negativos.

Neurológicos e motores: tonturas, vertigens, sensação de cabeça vazia, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de sensibilidade da pele e tremores; Gastrintestinais: náuseas, vômitos e alterações do hábito intestinal; Somáticos: calafrios, fadiga, letargia, dores musculares e congestão nasal.

O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Cloridrato de Sertralina: efeitos colaterais
Contudo, existe a possibilidade de o paciente apresentar alguns sintomas, sendo os efeitos colaterais mais comuns: Dor de cabeça. Tontura. Sensação de cansaço ou fraqueza.

Como se usa
síndrome do pânico: iniciar com 25 mg, em dose única pela manhã ou ao anoitecer; após 1 semana passar para 50 mg; ajustes futuros de 50 mg por dia devem aguardar um intervalo mínimo de 7 dias. Limite de dose para adultos: 200 mg por dia.

Como tomar sertralina? Como esse medicamento é produzido em cápsulas, o seu uso é totalmente por via oral, com dose única pela manhã ou durante à noite. O indicado é que o paciente tome no mesmo horário todos os dias, lembrando que a dose máxima do medicamento é de 200 mg.

Por exemplo: se você comprou comprimidos de 100mg, corte ao meio para tomar 50mg. Já se você tem comprimidos de 25g, deve tomar dois para os 50mg necessários. Não interrompa o tratamento antes de conversar com seu médico e não mastigue as cápsulas ou comprimidos. Para mais informações, consulte a bula do medicamento.

Quando se deixa de tomar um medicamento controlado pode ocorrer o efeito de retirada com sintomas parecidos com abstinência", explica o psiquiatra. O ideal é, sempre, consultar o médico para a melhor orientação.

O medicamento cloridrato de sertralina não deve ser usado se você tiver história de alergia à sertralina ou a outros componentes da fórmula; se você estiver usando antidepressivos chamados de inibidores da monoaminoxidase (IMAO); ou se você estiver usando pimozida.

A sertralina pode causar algumas alterações no sistema digestivo e no apetite. Por conseguinte, isso pode proporcionar ganho ou perda de peso. Mas estudos indicam que isso acontece no início do tratamento. Então, com o tempo, o corpo tende a voltar à forma física anterior.

Isso porque é uma substância que faz ou neurônios transmitem sinais entre si. A partir disso, traz funções de regulação no sono, apetite, ritmo cardíaco e na temperatura corporal. Porém, o principal efeito nos pacientes está relacionado ao humor. Já que evita os picos de estresse, ansiedade e outros.

Clínico Geral, Psiquiatra
Boa tarde Adriano, Durante a introdução de medicamentos como a sertralina são comuns alguns sintomas inicias ou piora inicial da ansiedade. Caso estes sintomas sejam muito intensos ou não melhorarem com o decorrer do uso da medicação, o ideal é conversar com seu médico para melhor avaliação.

Os sintomas da descontinuação de inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRS) são diversos, sendo os mais comuns mal-estar generalizado, náuseas, cefaléia, letargia, ansiedade, parestesias, confusão, tremores, sudorese, insônia, irritabilidade e distúrbios de memória.

Anti-inflamatórios podem reduzir a eficácia de antidepressivos, segundo revela estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Presume-se que o mecanismo de ação da sertralina seja uma inibição de captação neuronal de serotonina (5-HT) no sistema nervoso central (SNC). Estudos com doses clinicamente relevantes no homem têm demonstrado que a sertralina bloqueia a captação de serotonina no interior das plaquetas humanas.

De acordo com a plataforma Zenklub, que oferece orientação psicológica online, os medicamentos mais utilizados no País são os descritos a seguir.

  • Fluoxetina. ...
  • Hemitartarato de zolpidem. ...
  • Escitalopram. ...
  • Sertralina. ...
  • Clonazepam.

sertralina, um medicamento usado no tratamento da depressão. evitada até 48 horas após o uso de DORFLEX.

Síndrome abstinência do crack – abstinência craque sintomas
A síndrome de abstinência do crack pode apresentar sintomas intensos como náuseas, perda do apetite e dores abdominais. Além disso, pode ocasionar grandes quadros de ansiedade e pensamentos obsessivos.