O que acontece se eu pagar só a metade da fatura do meu cartão?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Ao pagar menos do que 15% do valor total da sua fatura, ela será considerada uma fatura em atraso e sobre o valor total será cobrado multa por atraso e juros por atraso. Além disso, automaticamente você começa a usar o que chamamos de crédito rotativo e por ele, são cobradas taxas por cada dia de atraso da fatura.

Assim que sua fatura fecha, você tem a opção de fazer um pagamento parcial dela, de acordo com a quantia que você deseja. Só que para que você evite gerar atrasos no pagamento de sua fatura e não ter multas e encargos nela, é necessário pagá-la em sua totalidade até o vencimento.

Quando se paga a fatura com atraso é preciso lidar pelo menos com: Multa por atraso: pode chegar a até 2%. Deve ser paga se houver a partir de um dia de atraso e não é cumulativa. Se atrasou 1 ou 10 dias, pagará o mesmo valor de multa.

Pagamento parcial sem desconto
Os clientes podem fazer um pagamento parcial porque eles simplesmente não têm o dinheiro suficiente para pagar o total da fatura ou porque há uma contestação sobre um item na fatura. Nessa situação, a fatura pode ser parcialmente liquidada com o pagamento.

Como faço para pagar o restante? Para pagar o valor que ainda resta na fatura do cartão o indivíduo pode aguardar até que sua próxima fatura seja encerrada. Se o valor foi pago antes do fechamento da fatura o indivíduo pode apenas pagá-la no final ou começo do mês, normalmente, já que não terá acréscimos de juros.

Procure negociar a fatura
Em contato com a operadora, você poderá negociar o pagamento dos valores. Para isso, vale a pena ter se organizado antes, para saber o quanto do orçamento você pode comprometer. Ou seja, qual valor mensal você pode pagar ao banco.

2% é a multa por atraso; 1% de mora cobrado por mês, pago proporcionalmente a quantidade de dias de atraso da fatura.

Em abril de 2017, as regras do cartão de crédito mudaram. A partir de então, os consumidores passaram a ter restrições no crédito rotativo. Hoje em dia não é mais possível pagar o valor mínimo (15% do total) vários meses seguidos, apenas por um mês.

1) Pagamento parcial da fatura: Se você faz um pagamento menor que o total (pelo menos o mínimo da fatura) e não houver feito o mesmo na fatura anterior, o que sobrar do valor da fatura será lançado na fatura seguinte, sendo financiado pelo crédito rotativo. No crédito rotativo, os juros são de 16.1% ao mês.

Quando vale a pena parcelar a fatura do cartão? Quando for entrar no juros do rotativo: é sempre melhor parcelar quando não der para pagar toda a fatura. Qualquer valor não pago vai ser cobrado depois com os chamados juros do rotativo – que são mais altos do que o juros do parcelamento.

É necessário ter o valor que você deseja pagar no saldo disponível da sua conta do Nubank — seja o total da fatura, se você deseja pagá-la integralmente, ou parte dele.

Você pode atrasar a fatura do cartão de crédito do Banco do Brasil por quantos dias quiser, entretanto, terá que arcar com os juros cobrados por dia de atraso. Além disso, após 45 dias, seu nome pode entrar nos órgãos de proteção a o crédito.

Como os bancos precisam de um período para processar a fatura do cartão de crédito, normalmente, fecham a fatura 10 dias antes do vencimento do cartão. Com isso, se a compra for feita um dia depois do fechamento, o prazo para quitar a dívida pode chegar a 40 dias.

O primeiro aviso de falta de pagamento pode ocorrer até 15 dias após o vencimento da fatura do cartão de crédito, mas o aviso de cancelamento pode começar a ser emitido até 30 dias. Antes que o cartão de crédito seja cancelado, a administradora tentará contato e a negociação algumas vezes.

É possível pagar metade da fatura do cartão para liberar mais limite ou naqueles casos em que não temos o valor cheio.

O que é melhor: pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão? O melhor mesmo é você conseguir pagar o valor total da sua fatura, já que as duas opções podem ser armadilhas do endividamento se você não conseguir se organizar.

Muitos consumidores desejam saber se pagar conta com antecedência ajuda no Score. A resposta é não. É ótimo conseguir pagar com antecipação as contas, pois mostra que a organização financeira está em dia. Porém, especificamente para o cálculo do Serasa Score, pagar no dia do vencimento ou antes têm o mesmo efeito.

Parcelar a fatura é geralmente considerado uma opção mais favorável do que utilizar o crédito rotativo. Existem algumas razões para isso: Taxas de juros mais baixas: Ao parcelar a fatura, as taxas de juros geralmente são mais baixas do que as do crédito rotativo.

A opção de Pagamento Avulso está disponível para que a qualquer tempo, você possa realizar o pagamento de qualquer valor do saldo devedor da fatura que encontra-se em aberto, com a finalidade de liberar limite de crédito para realização de compras.