O que acontece se eu pagar no dia do vencimento?

Perguntado por: aaguiar2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Assim como acontece em outras cobranças, caso passe da data de vencimento, o boleto gera multas para seus pagadores. Apesar de não ser alto, o valor ainda deve ser considerado, afinal, ninguém quer pagar nenhuma conta a mais. O Código de Defesa do Consumidor nos fala que o valor máximo de multa é de 2%.

Você pode atrasar a fatura do cartão de crédito do Banco do Brasil por quantos dias quiser, entretanto, terá que arcar com os juros cobrados por dia de atraso. Além disso, após 45 dias, seu nome pode entrar nos órgãos de proteção a o crédito.

13,96% o valor dos juros rotativos do cartão de crédito – que varia de instituição para instituição (mas no exemplo utilizamos o valor médio do mercado em 2022); 2% correspondente a multa por atraso; 1% de mora cobrado por mês, pago proporcionalmente a quantidade de dias de atraso da fatura.

O que é melhor: pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão? O melhor mesmo é você conseguir pagar o valor total da sua fatura, já que as duas opções podem ser armadilhas do endividamento se você não conseguir se organizar.

Vencimento. Essa é a data máxima em que o valor deve ser pago sem a aplicação de juros, mora ou multas. No entanto, deve ser possível pagar o documento mesmo após essa data, sem ser necessário emitir um novo, ainda que sejam aplicadas essas cobranças de atraso.

Sim. Os boletos vencidos são aceitos em qualquer banco e podem ser pagos em diferentes canais: agências bancárias, aplicativo, lotéricas e caixa eletrônico.

O Boleto Flash ® oferece a confirmação de pagamento mais rápida do mercado. Quando pago com Pix, o pagamento é confirmado instantaneamente. Quando o comprador paga um boleto, você recebe a confirmação em menos de uma hora em dias úteis.

Se você alterou a data de vencimento da sua fatura recentemente, pode ter acontecido do ciclo da sua fatura ter fechado de uma forma que gerou duas faturas, já que um ciclo de fatura não pode ter mais que 45 dias e nem menos do que 15 dias.

Caso você pague somente metade do valor, será cobrado o juros rotativo. Fazer isso consecutivamente, pode gerar o parcelamento automático da fatura. O limite é liberado conforme o pagamento da mesma.

O artigo 1º da Lei 7089/83 proíbe a cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras com vencimento sábado, domingo ou feriado, desde que quitado no primeiro dia útil subseqüente. A mesma regra vale o pagamento das faturas de cartão de crédito.

O limite é liberado? O limite do cartão de crédito é utilizado quando você faz alguma compra e é liberado à medida que paga as faturas. Quando você escolhe pagar o mínimo da fatura, o limite liberado é apenas o referente ao valor mínimo quitado por você.

A medida do CMN tem como objetivo evitar a bola de neve das dívidas com cartão de crédito. De acordo com a portaria do CMN, após 30 dias no rotativo, o cliente terá de quitar o débito à vista ou optar por um parcelamento.

Mas afinal: é melhor pagar mínimo do cartão ou parcelar? Como já foi citado, a melhor opção é sempre pagar o valor total da fatura. Por isso, se você não tiver o valor total, uma alternativa pode ser pegar um empréstimo pessoal com taxa de juros baixa. Isso pode te ajudar a não pagar uma diferença expressiva.

Ao pagar faturas forma parcial, o resto do valor é financiado e serão cobrados os encargos do crédito rotativo devido aos dias utilizados; - Pagar um valor inferior ao pagamento mínimo e superior ao menor valor de prestação ofertado na sua fatura.

Vantagens do parcelamento de fatura de cartão de crédito
Alívio financeiro: parcelar a fatura pode ajudar a aliviar o peso financeiro de uma grande despesa de uma só vez. Evita atrasos de pagamento: ao parcelar a fatura, o cliente pode evitar juros por atraso, mantendo a pontuação de crédito positiva.