O que acontece se eu não tomar sulfato ferroso na gravidez?

Perguntado por: bribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 3 votos

Nela, a anemia hemolítica e outras complicações, como óbito materno pode ocorrer. No feto, aumenta-se o risco de aborto, parto prematuro, e baixo peso ao nascer.

Qual a importância da administração do ácido fólico e sulfato ferroso na gestação? O ácido fólico e sulfato ferroso atuam na divisão das células, prevenção dos defeitos do tubo neural e reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.

A falta de folato na alimentação pode levar a um tipo de anemia conhecido como anemia por deficiência de folato, cujos sintomas, como cansaço e fraqueza, são semelhantes aos da anemia por deficiência de ferro.

Mas o ferro quelato foi proposto como uma alternativa ao sulfato ferroso em virtude das vantagens que apresenta em relação ao primeiro. No caso do ferro glicinato, tem-se, em sua composição química, uma molécula de ferro acoplada a duas moléculas de glicina, que é um aminoácido.

O ácido fólico é o mais importante fator que diminui os riscos para os defeitos do tubo neural identificado até hoje.

A deficiência de vitaminas e minerais durante a gestação pode gerar uma série de consequências para a mãe e também para o feto, incluindo diabetes gestacional, nascimentos prematuros ou até mesmo o desenvolvimento de complicações durante a infância e vida adulta.

O ácido fólico, ou vitamina B9, desempenha um papel importante para o feto e a mãe. De modo geral, sua suplementação é recomendada ainda antes da gestação (3 meses antes), quando a mulher decide engravidar. No pequeno, o nutriente atua na formação do tubo neural, prevenindo lesões e doenças congênitas.

Segundo a Agência Europeia de Segurança Alimentar, é indicado que as gestantes elevem o consumo de água diário em, pelo menos, 300 ml, dada a importância da hidratação na gravidez. De forma geral, é recomendado que as pessoas bebam entre 1,2 e 2 litros de água por dia, e as grávidas, de 2 a 3 litros diários.

O bebê terá problemas se eu não tomar ácido fólico na gravidez? Verdade: além de manter uma alimentação saudável, é recomendado fazer a suplementação do ácido fólico, pois ele é importante para prevenir uma má formação no tubo neural que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

O ácido fólico deve ser iniciado no mínimo 30 dias antes de engravidar e seu uso deve ser continuado até o final do primeiro trimestre de gestação. A dose recomendada é de 0,4mg por dia para prevenção de defeitos do tubo neural. Para pacientes consideradas de risco deve-se ingerir uma dose de 4-5g/dia.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil de 8-12 semanas antes de engravidar e nos 3 primeiros meses da gestação.

Tomar 1 colher das de chá - 5mL (50 mg de ferro elementar, equivalente a 357,14 % IDR), 1 vez ao dia, 1 hora antes das refeições, ou 2 horas após as refeições, ou a critério médico.

A anemia na gravidez pode apresentar alguns riscos para a gestante, como o aumento da possibilidade de haver infecções no pós-parto, e para o bebê, como peso baixo ao nascer, nascimento prematuro e dificuldade para crescer, além do risco de aborto.

Segundo a médica, existem três formas principais de suplementação de ferro para gestantes: em sais de ferro, em ferro aminoquelato e ferro lipossomal. As principais diferenças entre eles dizem respeito aos efeitos colaterais e à biodisponibilidade, ou seja, à forma como cada um é absorvido pelo organismo.

Existe uma quantidade de ferro mínima? Para as mulheres grávidas essa quantidade de ferro mínima é de 27 miligramas por dia, e para as não grávidas, de 15 a 18 miligramas.

Durante a gestação, agindo na síntese proteica e na multiplicação celular, o ácido fólico participa do alargamento do útero, do crescimento fetal e do aumento do volume sanguíneo.

A administração concomitante de ferro parenteral e oral não é recomendada uma vez que a absorção de ferro oral seria reduzida.

Comprimidos de ferro são melhor absorvidos em um ambiente ácido. Tomar ferro com um comprimido de 250 mg de vitamina C ou suco de laranja pode aumentar a absorção de ferro.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.