O que acontece se eu não tiver o dinheiro do lance?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Não há multas ou penalidades por isso. A Administradora simplesmente dará baixa na sua contemplação, invalidando-a naquele mês, e partirá para a próxima cota contemplada via lance dentro daquele mesmo mês.

Você não vai mais poder participar dos sorteios e nem mesmo ofertar lances. Vai também ter que arcar com o juros de mora de 1% ao mês e mais uma multa de 2% sobre as parcelas em atraso, e também você pode ser excluído do grupo, e só vai participar dos sorteios para receber o valor que você investiu de fundo comum.

Todos os meses os clientes podem oferecer lances com valores acima da prestação, e aquele que tiver o maior lance leva a carta. Mas, não se preocupe, se não for você o contemplado, você pagará o valor regular da parcela.

O lance só precisa ser pago se o cotista for contemplado. Caso contrário, o percentual oferecido não é cobrado. Já para quem der lances vencedores, o valor pode ser utilizado para reduzir o valor da parcela ou abater a quantidade de parcelas e, na Blokton, pode ser parcelado no cartão de crédito.

Se você atrasar o pagamento das parcelas do seu consórcio, se tornando assim inadimplente, a Administradora irá depois de um certo tempo realizar o cancelamento da sua cota no grupo, para que assim outra pessoa possa regulariza-la.

Quando um consorciado é contemplado, as parcelas dos outros membros do grupo podem aumentar, pois o valor da carta de crédito é dividido entre todos.

Não existe nenhuma lei que obrigue o consorciado a usar a carta de crédito contemplada em um determinado prazo. Portanto, é possível manter o documento enquanto o grupo de consórcio ainda estiver ativo.

O melhor mês para dar lance em um consórcio é naquele mês no qual a concorrência de outros participantes do grupo seja baixa. Para saber isso, só com muito planejamento e pesquisa. É preciso verificar o histórico das assembleias e assim saber qual mês possui lances menos competitivos.

Se você fechou o contrato de consórcio mas, por algum motivo, se arrependeu ou quer desistir do consórcio, por lei você tem o direito de desistir do negócio em um prazo de até 7 dias. Nesse processo, o participante não precisa pagar nenhum valor de multa.

Se eu desistir do meu consórcio, recebo meu dinheiro de volta? Sim, no caso de desistência do consórcio, você será restituído, ao menos, de parte do valor que já pagou. Logo, fique tranquilo pois você terá seu dinheiro de volta. Mas o problema é que não receberá esse valor de imediato e nem de forma completa.

Portanto, o cliente que eventualmente fizer a cota visando um investimento e for o último a ser contemplado não paga nenhum centavo de taxa de administração e recebe o crédito atualizado pelo IPCA, se for carro ou serviço, ou pelo INCC, se for uma cota de imóvel.

Mas e como saber se o seu lance foi vencedor? Basta acessar a sua área de cliente ou entrar em contato diretamente com a sua administradora. E uma outra dúvida muito comum entre os participantes do consórcio é sobre as regras de contemplação por lance.

Confira nossas dicas abaixo para acelerar a contemplação no consórcio de moto:

  1. Considere entrar em um grupo em andamento. Existem vantagens ao entrar no consórcio em andamento. ...
  2. Estude o melhor período do ano para dar o lance no consórcio de moto. ...
  3. Ofereça um lance para acelerar a contemplação.

Na modalidade de contemplação por sorteio, o número de contemplações varia entre uma e cinco, a depender do plano de consórcio contratado. Todos os meses são realizadas assembleias e, com base nos resultados da loteria federal, acontecem as devidas contemplações por sorteio.

Como o lance impacta a parcela do consórcio? O lance é uma espécie de oferta responsável por viabilizar a entrega da carta de crédito ao consorciado. O valor poderá ser tanto abatido igualmente das parcelas restantes, quanto utilizado para adiantar determinado número de parcelas.

Embora a possibilidade do lance fixo seja mais competitiva que o lance livre, por exemplo, já que estipula um percentual para todos os integrantes do grupo, é uma boa ideia utilizá-lo como parâmetro para que você organize suas finanças e tente o lance.

O principal lado negativo do consórcio é que sem um lance, você depende da sorte para ser contemplado. Ou seja, assim como você pode ser sorteado nos primeiros meses, também pode demorar a ser contemplado. E, na prática, ficar quase todo o prazo do consórcio para ter acesso ao bem.

Mesmo o consorciado não estando contemplado a Administradora vai liberar os recursos para pagamento dos herdeiros através de decisão judicial. Então sim, os herdeiros recebem o valor integral da carta de crédito mesmo que o ex-consorciado não tivesse sido contemplado.