O que acontece se eu não tirar os pontos da cirurgia?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Isso é extremamente perigoso, pois esses objetos podem levar bactérias para a pele e causar uma infecção. Para tratar essa infecção, será necessário acompanhamento médico, antibióticos e cuidados extras. Portanto, procure o seu médico cirurgião o mais rápido possível após descobrir os pontos expulsos.

Tempo para retirada dos pontos
Orelha = 10-14 dias; Tronco (face anterior) = 8 a 10 dias; Dorso e extremidades = 12 a 14 dias; Mão, pé e sola = 10 a 14 dias.

De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.

É normal ocorrer um pouco de sangramento, por isso mantenha uma gaze sobre o local da extração por 30 minutos após a cirurgia.

Os pontos não garantem 100% que bactérias não atingirão o local ferido. Mesmo com eles, microrganismos podem entrar na região caso não esteja limpa e bem cuidada. Até mesmo durante a cirurgia, se os instrumentos médicos não estiverem devidamente higienizados, pode ocorrer a infecção ou a inflamação da lesão.

Diante do exposto, entendemos que, a retirada de pontos pode ser realizada pelo Técnico e Auxiliar de Enfermagem, mediante prescrição ou solicitação verbal do médico, desde que o Enfermeiro realize a avaliação prévia garantindo assistência segura e livre de riscos ao paciente.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Como isso acontece? Os casos de expulsão de pontos são comuns no caso de suturas não-absorvíveis em camadas internas da pele, contudo, é uma reação normal do corpo e leva tempo até isso acontecer. Ou seja, seu corpo não irá expelir os pontos logo no dia da cirurgia.

Cuidados gerais que podem ser tomados após retirada de pontos: – Hidratar a cicatriz com cremes à base de silicones ou óleo de rosa mosqueta ajudam a reduzir a coceira provocada pela cicatrização dos tecidos. – A cicatriz recente não deve ser traumatizada com arranhaduras.

A deiscência geralmente ocorre nos primeiros dias de pós-operatório. Na maior parte das vezes a complicação só se torna clinicamente óbvia entre o 5º. e o 10º dia, quando, após a retirada dos pontos, a pele se abre espontaneamente como um “zíper”. A evisceração é precedida pela eliminação de secreção seromas e sangue.

É comum apresentar sangramento vaginal durante cinco a seis dias após o procedimento, sendo que pequenos escapes podem ocorrer e durar até 30 dias após a cirurgia.

Nesse caso, deve-se limpar a região com um pano embebido em água até encontrar o local do ferimento. Depois é só pressioná-lo com gaze ou com um pano limpo para estancar o fluxo de sangue. Se isso não acontecer em cinco ou dez minutos, no máximo, a pessoa deve ser encaminhada para socorro médico.

Vermelhidão no local. Cicatriz quente e endurecida. Dor ou ardência na região. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.

Os pontos cirúrgicos nada mais são do que um modo de unir a pele e fechar os músculos. Por isso, eles não devem ser removidos antes da hora e muito menos se deve ficar cutucando o local, pois há uma grande chance de eles ficaram inflamados ou mesmo infeccionados. A pele funciona como uma barreira contra micróbios.

Apesar de ser uma situação comum, quando sentir que seus pontos estão inflamados é importante que você cuide deles da maneira correta. Dessa maneira, ao perceber que você possui algum ponto inflamado é importante manter a região higienizada e fora do alcance da luz solar.

9.1 Finalidade e tempo de retirada
favorecer a drenagem de exsudato da ferida; • favorecer a cicatrização da ferida prevenindo a infecção do sítio cirúrgico; • prevenir complicações como infecção e reações ao fio de sutura. Em geral, a remoção pode ser feita após 7 a 10 dias da sutura.

Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos. O que posso dizer é que “fisgadas” leves são esperadas e habituais no pós operatório e estão relacionadas ao processo de cicatrização.

As queimaduras, assim como outros ferimentos que resultem em perda de uma grande área de pele, podem formar uma cicatriz que repuxa as margens da pele ao redor, causando um processo chamado de contração.