O que acontece se eu não tirar o dente do siso?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Esse dente, que mais parece não ter juízo nenhum, também pode alavancar questões ortodônticas. "Devido a falta de espaço para ele nascer acredita-se que ele pode alterar o posicionamento dos dentes vizinhos, fazendo com que fiquem tortos".

Então, chegar ao dente do siso com o fio dental é difícil, isso pode acumular bactéria, causar inflamações e infecções, além de causar perda óssea. Essa infecção do dente do siso fica circulando pelo corpo, podendo comprometer a saúde geral do paciente.

Embora a maioria só procure o dentista depois de sentir a dor provocada quando o siso rasga a gengiva, especialistas indicam que o melhor período para retirá-lo é entre os 15 e os 18 anos, antes de ele irromper.

Quanto custa extrair um dente do siso 2022? Em questões de preço médio de 200 a 400 reais, mas em custos comuns o valor varia entre 500 a 600 reais. E na forma em que se foi citado lá em cima tudo depende da quantidade, ou seja, múltiplas extrações mudam o orçamento final.

No entanto, aqueles que possuem uma boa saúde geral e passam pelo procedimento podem ter como maior complicador o posicionamento do siso no hemiarco (quadrante dentário). “Ele pode não ter espaço suficiente para erupcionar e causar problemas ao dente vizinho”, explica o profissional.

Qual é a função do dente siso? O dente do siso fica posicionado no fundo da boca e, assim como os demais, atua na mastigação para reduzir a comida em pequenos pedaços antes de chegar ao estômago. Podemos dizer que não há uma função exclusiva aos terceiros molares, o que justifica sua retirada em determinados casos.

Principalmente para os pacientes que não apresentam mais espaço na arcada dentária, é indicado realizar a extração dos sisos, pois eles podem empurrar os outros dentes, entortando-os ou atrapalhando a mordida.

Além do rompimento da gengiva, o dente do siso pode estar semi-incluso (quando está inclinado), fazendo com que a gengiva muitas vezes cubra parte do dente e ocasionando o acúmulo de alimentos e bactérias que podem gerar inflamações e até odor ruim na boca.

Quais os sintomas de um siso inflamado?

  1. Dor, vermelhidão e inchaço na gengiva ao redor do dente.
  2. Incômodo ao abrir a boca.
  3. Mau hálito e gosto ruim na boca.
  4. Espasmo muscular.
  5. Febre e calafrios.

Mais conhecido como terceiro molar ou dente do juízo, o siso, na maioria das vezes, só é lembrado quando apresenta algum problema. Ocorre que todo esse sofrimento pode e deve ser evitado, pois o ideal é extraí-lo antes que comece a despontar.

Por que o dente do siso causa dores? Essas dores aparecem em decorrência de toda confusão que esse dente causa. Normalmente nossa boca não tem espaço suficiente para esses dentes, o que força o siso a empurrar todos os outros para conseguir o seu lugar. Além disso, ao abrir espaço ele acaba inflamando a gengiva.

Os dentes do siso ficam próximos a um nervo situado na mandíbula. É muito comum que as raízes dos dentes tenham contato com o nervo. Torna-se um procedimento mais cuidadoso, mas nada que fuja da rotina cirúrgica do Dr Luis Gross Schweller.

Siso inflamado: 4 dicas para aliviar a dor

  1. Coloque compressas frias ou quentes próxima a região. Essa dica pode variar de acordo com a sua dor. ...
  2. Não deixe de lado a higienização bucal. ...
  3. Ajuste sua alimentação. ...
  4. Receita caseira: água morna + sal.

A resposta é simples: pode-se extrair os 04 sisos de uma vez, desde que o paciente esteja em condições ideias para o procedimento e o ato cirúrgico seja conduzido por um profissional com expertise nesse tipo de cirurgia. Para alguns, a retirada dos quatro dentes traz receios.