O que acontece se eu não sacar o benefício do INSS?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

PAGAMENTO: Quem não sacar benefício em 60 dias tem que pedir desbloqueio ao INSS. Da Redação (Brasília) - Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Alterar Local ou Forma de Pagamento

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “alterar local ou forma de pagamento”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Para pedir a reativação do benefício, o próprio beneficiário pode fazer a solicitação através do site ou aplicativo Meu INSS. Caso queira, o segurado também pode indicar um advogado ou um representante legal. A solicitação pode ser feita através do telefone de atendimento do INSS, 135.

Além da carta, para sacar o benefício previdenciário pela primeira vez, o interessado deverá apresentar um documento de identificação com foto, como o RG. Em seguida, caberá ao segurado autorizar o envio do benefício para uma conta bancária ou solicitar a emissão do cartão magnético do INSS.

De posse do cartão previdenciário e senha, o saque pode ser realizado em uma sala de Autoatendimento CAIXA, Unidade Lotérica ou correspondente CAIXA AQUI, de acordo com o limite de pagamento nesses canais. O saque também pode ser realizado em uma agência Caixa com o documento de identificação oficial com foto.

Identificamos que o crédito do beneficio foi bloqueado pelo INSS com o código 45. Neste caso será necessário contatar o INSS para regularização e posterior pagamento. O desbloqueio não é imediato, demora aproximadamente 02 dias úteis após a regularização pelo INSS.

O cartão de benefício consignado funciona como um cartão de crédito usual, em partes. Com ele, é possível fazer compras e transações em estabelecimentos comerciais, assim como um cartão de crédito comum, com o limite de 5% da renda do contratante.

O piso previdenciário, valor mínimo dos benefícios do INSS (aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte), passa a ser de R$ 1.320,00, a partir de 1º de maio - acompanhando o novo valor do salário-mínimo nacional vigente, publicado na MP nº 1.172/23.

1 – Banco Bradesco
Entretanto, se quiser passar a receber a aposentadoria em uma conta-corrente precisa solicitar a vinculação do benefício e escolher o pacote de serviços mais adequado às suas necessidade e bolso.

Sim. O aposentado pode optar por receber seu benefício em conta corrente ou poupança em qualquer banco que tenha contrato com o INSS para pagamento de benefícios.

O banco pode impedir que a portabilidade aconteça caso haja algum dado incorreto, desconfiança de fraude ou desistência do próprio solicitante. Caso contrário, o impedimento deve ser denunciado ao Banco Central.

Confira, a seguir, quem fica de fora da avaliação do INSS: Maiores de 60 anos que recebem aposentadoria por invalidez ou pensão. Aposentados por invalidez ou segurados do auxílio-doença que recebem o benefício há mais de 15 anos e que e tenham mais de 55 anos de idade. Pessoas portadoras do vírus HIV.

O benefício cessado é aquele que estava sendo pago e, por algum motivo legal (como um prazo de benefício por incapacidade, perícia no pente-fino, a morte, dentre outros), ele passa a ser extinto de forma permanente pelo INSS.

É o que ocorre quando o beneficiário fica, por exemplo, 60 dias sem sacar o benefício. Nesse caso, o segurado pode dar baixa na suspensão através de um simples requerimento na agência do INSS. Já, a cessação de benefícios significa que o benefício foi cancelado e o segurado perdeu o direito de recebimento.

Você não precisa ir até a agência sacar para utilizar seu benefício, você pode utilizar a função débito do seu cartão INSS em estabelecimentos que aceitem Mastercard. Caso seja aposentado ou pensionista do INSS e receba o benefício pelo Itaú, você pode sacá-lo em qualquer caixa eletrônico ou agência Itaú.