O que acontece se eu não receber a entrega?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O que acontece quando é realizada uma tentativa de entrega e não há ninguém para receber o produto? Quando os Correios realizam a tentativa de entrega e não há ninguém para receber, o produto retorna para a agência dos Correios da sua localidade. Geralmente são realizadas mais duas tentativas de entrega!

As transportadoras realizam até 3 (três) tentativas de entrega, com intervalo de até 48 úteis horas entre uma tentativa e outra. Devido a logística, as entregas não podem ser agendadas. Caso tenha observações como o melhor turno para entrega, entre em contato para repassarmos as informações para a transportadora.

Se o status “tentativa de entrega não efetuada” apareceu no rastreio dos Correios, basta aguardar a próxima tentativa de entrega que será feita no próximo dia útil.

Os Correios e as transportadoras geralmente fazem até três tentativas de entrega. Se ninguém estava no local para receber, fique atento que uma nova tentativa poderá acontecer em breve. Nesse caso, recomendamos fazer o acompanhamento do seu pedido.

No caso de ninguém ter recebido a sua encomenda, terá de solicitar um pedido de reembolso. Se você ainda quiser o item que foi comprado, você terá que fazer um novo pedido. Se desejar aguardar o pedido ou se foi informado pelo vendedor que sua compra chegará em breve, você pode estender a Garantia Shopee.

Confira o passo a passo:

  • acesse o site dos Correios;
  • selecione a opção Encontre sua Agência;
  • selecione a opção Localidade;
  • informe o estado, a cidade e o bairro onde mora;
  • pronto! As agências mais próximas aparecem com informação dos horários.

Qual o horário de funcionamento dos Correios? Geralmente, o horário de funcionamento dos Correios acontece de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, podendo fechar ou não para almoço. No entanto, dependendo da região e da unidade escolhida, os horários de abertura e fechamento podem variar.

Faça o reembolso para os casos sem solução
Caso o endereço não exista, o cliente não possa receber o pacote ou simplesmente queira desistir da compra a remessa irá retornar para a sua loja de vez, não tem jeito. Para esses casos sem solução, a única coisa que resta é fazer o reembolso do valor do pedido ao cliente.

Geralmente, o correio realiza três tentativas de entrega; porém, se em nenhuma delas o entregador não conseguir efetuar a entrega, a encomenda é devolvida. Neste caso, o cliente precisa retirar a encomenda diretamente em uma unidade dos Correios, senão a mercadoria será encaminhada ao remetente.

Como saber em qual agência está a minha encomenda? Você pode rastrear seu objeto no próprio site dos Correios [correios/rastreamento] e usar o código ou CPF/CNPJ para fazer isso.

Para realizar a retirada pessoalmente é necessário apresentar um documento com foto e o código de rastreio da encomenda. Você também pode autorizar outra pessoa para retirar o pedido no seu lugar, neste caso vai ser preciso escrever à mão e assinar uma procuração autorizando a retirada.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não especifica um prazo máximo para o envio de produtos, mas determina que o consumidor tem direito à informação no momento da compra. Portanto, todas as lojas online são obrigadas a informar o prazo de entrega ao cliente antes da conclusão da operação.

· 0800-725-7282
Vale para todas as demais localidades brasileiras que não têm tecnologia para serem atendidas pelo 3003.

Uma tentativa entrega sem sucesso significa que a transportadora tentou realizar a entrega, mas por algum motivo não foi possível. Existem duas situações comuns onde acontecem tentativas de entrega sem sucesso. A primeira é no caso de o destinatário estar ausente e não haver ninguém no local de entrega.

O artigo 39 do CDC preconiza que é vedado ao fornecedor de produtos e serviços recusar atendimento aos consumidores, bem como, a venda de bens ou a prestação de serviços. Ou seja: proibir alguém de entrar em um estabelecimento caracteriza prática abusiva, passível de sanções administrativas, civis e até mesmo penais.

“Conforme o artigo 39, inciso 1 do Código de Defesa do Consumidor, é totalmente vedado qualquer valor que deve ser pago tendo uma consumação ou um valor mínimo para a entrega ou para a prestação daquele serviço, ou para a entrega daquele produto”, alerta ele.

A Shopee conta com operadores logísticos parceiros para fazer as entregas dos seus pedidos, um deles são os Correios e a entrega padrão.