O que acontece se eu não passar no SiSU?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Caso o candidato não seja aprovado em uma instituição pública através do SiSU, ele poderá tentar o ProUni para uma instituição particular. O programa concede bolsas de estudos que podem ser integrais ou parciais (100% e 50%).

Afinal, quantas vezes tem Sisu no ano? O Ministério da Educação (MEC) realiza duas edições anuais do Sisu, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Durante a inscrição, o candidato tem direito a escolher até duas opções de curso.

Qual a nota do Enem que garante uma vaga no Sisu? A resposta para essa pergunta você já sabe: depende. Há cursos e faculdades mais e menos concorridos, com notas de corte variando entre pouco mais de 450 pontos até mais de 800 pontos no Enem (caso dos cursos de Direito, Engenharias e Medicina).

A Lista de Espera do SiSU é destinada aos candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções de cursos no Sistema de Seleção Unificada. Trata-se de uma segunda chance, nas quais as vagas que não foram preenchidas ficam à disposição daqueles que ainda não foram selecionados.

Podem participar da lista de espera do Sisu todos os candidatos que não foram aprovados na chamada regular, seja na primeira ou na segunda opção. Ou seja, para os candidatos que foram selecionados em uma das opções escolhida, não poderá manifestar interesse pela lista de espera Sisu 2020.

Por isso muita gente acaba se confundindo. Mas a finalidade de cada um deles é bem diferente. O Sisu é um sistema informatizado que seleciona candidatos para vagas em instituições públicas. O ProUni é um programa que oferece bolsa de estudos em universidades particulares para alunos com baixa renda.

Os dados são referentes ao Sisu 2022/1, portanto, representa uma perspectiva para as notas de corte do Sisu 2023/1. Naquela edição os pontos de corte da UFR no Sisu variavam de 447,76 a 791,98 pontos. Veja informações sobre vagas, cursos e calendário da atual edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023).

Como ver o resultado do Sisu 2022 no seu navegador

  • Acesse sisu.mec.gov.br e selecione “Ver meu boletim”;
  • Em seguida, clique em “Entrar com Gov.br”;
  • A tela de login do Gov.br será exibida. Entre com CPF e senha da sua conta.
  • Após o login, a plataforma exibirá o seu boletim do Sisu.

Ela é a menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga de um curso. Se conseguir alcançá-la (ou superá-la!) até o fim do período de inscrições, seu ingresso está garantido e basta esperar a divulgação dos resultados pelo MEC. Por outro lado, não alcançar a nota de corte não elimina você imediatamente da disputa.

Para ver se você foi selecionado na chamada regular basta acessar o site oficial do Sisu e consultar o seu resultado no boletim do candidato.

  • Acesse a Página do Sisu 2022;
  • Faça o seu login com o cadastro no Gov.br;
  • Consulte o seu boletim com a classificação e nota de corte dos cursos escolhidos.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

400 pontos no Enem dá para qual curso?

  • Engenharia Sanitária e Ambiental – 399,98 pontos. Um dos cursos mais atuais e importantes na área de Engenharia, a Sanitária e Ambiental, obteve nota de corte de 399,98 pontos no Sisu 2021. ...
  • Letras – Língua Portuguesa – 400,99 pontos. ...
  • Ciências Biológicas – 417,07 pontos.

Como funciona a lista de espera do SiSU
Atualmente, o SiSU realiza apenas uma chamada. Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

Não há um cronograma ou uma quantidade exata de chamadas nesta modalidade, tudo dependerá do número de vagas ofertadas e de quantos convocados se matricularem – conforme as desistências, as instituições vão liberando mais chamadas.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) divulgará, nesta quarta-feira (6), o resultado da chamada regular referente ao segundo semestre de 2022.

O candidato não é obrigado a preencher uma segunda opção de curso no Sisu. Mas vale lembrar que é possível colocar o mesmo curso, na mesma universidade, só que em turnos diferentes.