O que acontece se eu não passar na perícia do INSS?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

É sabido que o INSS nega mais de 60% dos benefícios por incapacidade, se o beneficiário não passa na perícia, ele tem dois caminhos: Pedido de reconsideração e Recurso administrativo. Continue conosco, pois vou te explicar cada um deles. Confira.

O Pedido de Reconsideração é um procedimento simples e pode trazer uma solução rápida em muitos casos. Ele pode ser realizado pelo Portal Meu INSS, agendando um atendimento em uma das Agências da Previdência Social (APS) por meio do sistema de Atendimento na Central Telefônica 135 do INSS.

Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.

Sempre que for responder alguma pergunta do perito do INSS, lembre-se que ele quer saber se você pode ou não trabalhar. Por isso, evite falar da doença propriamente dita, mas procure falar de como essa doença o está incapacitando para realizar o seu trabalho habitual.

A perícia médica é o procedimento realizado por um médico-perito do INSS. Esse profissional tem a função de identificar se há a presença de doença ou identificar incapacidade de realizar suas atividades profissionais de forma total ou parcial, temporária ou definitiva, advinda de um acidente.

Não ter a incapacidade temporária para o trabalho é um dos principais motivos de negativa de benefícios pelo INSS. Em relação a essa negativa, muitos segurados reclamam dos peritos do INSS que, durante a perícia médica, não fazem exames, não conferem os documentos e muitas vezes sequer olham para eles.

O que deve constar no laudo médico para o INSS? O laudo médico deve conter informações sobre a incapacidade do segurado, com CID, a atividade que exerce.

Se o médico da empresa não liberar o empregado para trabalhar, e o INSS não conceder o auxílio-doença, a empresa continua sendo obrigada a pagar os salários desse empregado.

Portanto, após ter a perícia negada no INSS você pode entrar com um Recurso Administrativo no próprio órgão solicitando nova avaliação. O prazo para entrar com o recurso é de 30 dias a partir de quando se toma ciência do resultado da avaliação.

Portanto, o segurado que tem o auxílio-doença negado pode retornar ao trabalho enquanto espera a decisão judicial. E, mesmo assim, pode receber o auxílio-doença retroativo deste período.

O que escrever no recurso no INSS
Vai depender de qual foi o benefício que você solicitou e o motivo do indeferimento. Com isso, você deve argumentar por quais razões acredita que você tem direito ao benefício, contrapondo os motivos apresentados pelo INSS.

Pois, o empregador não pode demitir o trabalhador enquanto estiver usufruindo do benefício previdenciário.

Instituto Nacional de Serviço Social
É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.

Existem muitas perguntas que o profissional da perícia médica pode realizar ao examinar uma aplicação de seguro saúde. Entre elas estão: O indivíduo tem alguma doença ou condição que o incapacite? O indivíduo mexe regularmente em hábitos ou profissões de risco?

Guia para consultar perícia no Meu INSS pelo CPF

  1. 1º Passo: Entre no Meu INSS. Ao entrar no site Meu INSS, você deverá clicar na tarja azul onde está escrito “Entrar em Gov.br”.
  2. 2º Passo: Faça seu login. ...
  3. 3º Passo: Vá até “Outros Serviços” ...
  4. 4º Passo: Consulte o resultado da Perícia.

Qual a validade de um laudo médico? De acordo com a Jusbrasil, os laudos médicos têm validade de até 90 dias para o INSS, enquanto a Justiça costuma considerar a validade de até 180 dias.

O Auxílio-Incapacidade (antigo Auxílio-Doença) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode, agora, ser concedido mediante, apenas, análise documental, sem a necessidade de perícia médica presencial. Para isso, precisa cadastrar todos os laudos médicos e atestados no MEU INSS.

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho.

R$ 7.087,22

Ou seja, o maior valor de benefício pago pelo INSS é de R$ 7.087,22. Assim, a renda mensal inicial para o caso deste médico será o valor do salário de benefício encontrado na primeira etapa, por ser menor que a segunda média encontrada.