O que acontece se eu não pagar o mínimo do cartão?

Perguntado por: oboaventura5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Ao pagar um valor ainda menor do que o mínimo, você será considerado inadimplente. Por outro lado, se fizer um pagamento maior do que o mínimo, mas abaixo do total, ainda assim entrará no crédito rotativo.

Se você se embolou nas compras, a fatura veio muito alta e não tem nenhuma garantia de dinheiro a mais entrando no mês que vem, parcelar a fatura pode ser mais vantajoso. Isso porque, quando você faz isso, já sabe o quanto vai pagar até quitar a dívida.

Ao pagar menos do que 15% do valor total da sua fatura, ela será considerada uma fatura em atraso e sobre o valor total será cobrado multa por atraso e juros por atraso. Além disso, automaticamente você começa a usar o que chamamos de crédito rotativo e por ele, são cobradas taxas por cada dia de atraso da fatura.

Em abril de 2017, as regras do cartão de crédito mudaram. A partir de então, os consumidores passaram a ter restrições no crédito rotativo. Hoje em dia não é mais possível pagar o valor mínimo (15% do total) vários meses seguidos, apenas por um mês.

Pode levar meses pra cancelar. Como já explicaram aí, depende muito de cada banco. Geralmente, em caso de atrasos, eles jogam a fatura para o próximo mês com juros e depois tentam renegociações antes de cancelar seu cartão.

Se você está sem grana para pagar o valor total da sua fatura, é possível fazer o pagamento mínimo, que é o menor valor que você pode pagar da fatura e não ficar em atraso com o banco. O mínimo da fatura é composto por valores definidos pelo seu banco, geralmente corresponde a 15% do valor total da fatura.

30 dias

Como dito anteriormente, automaticamente, o consumidor entrará no rotativo de crédito, mas essa opção não pode ser utilizada por mais de 30 dias. Portanto, o usuário será obrigado a pagar o total da próxima fatura ou realizar um parcelamento de acordo com suas finanças.

Quando você não tem o valor suficiente para quitar o total, é possível optar pelo pagamento parcial da fatura.. Nesse caso, existem duas opções: - Pagar um valor igual ou superior ao pagamento mínimo inferior ao total. Assim, você optará pelo crédito rotativo.

o que é o pagamento mínimo (Crédito Rotativo)?
O pagamento mínimo é o menor valor que você pode pagar da sua fatura e não ficar em atraso com o banco. Ao pagar qualquer valor entre o mínimo e o total da fatura, o que faltar será lançado na fatura seguinte com juros e impostos, chamamos isso de crédito rotativo.

Até pagar a fatura atrasada, o seu cartão pode ficar bloqueado para uso. Contudo, se você pagou a fatura após a data de vencimento, poderá ter que esperar até 3 dias úteis para liberar o cartão. Esse é o prazo que geralmente leva para que o pagamento seja efetivado no sistema.

Caso a pessoa pague o valor mínimo ou metade da fatura vencida do cartão de crédito, o valor restante entrará no rotativo, será acrescido de juros e IOF. Quando a fatura vem mais alta do que esperado, o cliente tem a opção de fazer o parcelamento ou então pagar uma parte, entrando justamente no rotativo.

Normalmente, os cartões de crédito vêm com uma opção de pagamento mínimo do que foi gasto em um mês. Ao pagar esse valor, a pessoa entra no chamado crédito rotativo, em que juros passam a ser cobrados sobre o valor restante da fatura, isto é, o que ficou em aberto.

Com o parcelamento da fatura do cartão de crédito, posso continuar usando? Sim, nesse caso, o cartão de crédito ainda pode ser usado normalmente pelo indivíduo. Contudo, o valor de seu limite ficará restrito a uma determinada quantia até que as parcelas restantes sejam totalmente pagas.

É possível cancelar o parcelamento do cartão de crédito? Se você entrou no rotativo e o banco fez o parcelamento automático da sua fatura do cartão de crédito, saiba que é possível cancelar esta operação. Para isso, entre em contato com o seu banco e faça a solicitação alegando que deseja pagar o total.

Sim. Você pode parcelar quantas faturas forem necessárias, desde que faça o pagamento do valor mínimo da fatura, que é de 15% do total dela.

Com as novas regras do cartão de crédito, caso o cliente não possua o valor para pagar o total da fatura do cartão de crédito, ele poderá pagar um valor menor apenas uma vez. Dessa forma, o saldo restante deverá ser pago em um prazo de 30 dias, ou seja, até o vencimento da próxima fatura.

Como faço para pagar o restante? Para pagar o valor que ainda resta na fatura do cartão o indivíduo pode aguardar até que sua próxima fatura seja encerrada. Se o valor foi pago antes do fechamento da fatura o indivíduo pode apenas pagá-la no final ou começo do mês, normalmente, já que não terá acréscimos de juros.

Por que o bloqueio do cartão ocorre devido ao nome sujo? Ter o nome sujo faz com que o cliente seja visto como um mau pagador, isso significa que provavelmente ele não vai arcar com seus compromissos financeiros. Por isso, não é uma opção para instituição financeira manter o cartão de crédito para este cliente.

12% é o valor dos juros rotativos do cartão de crédito; 2% é a multa por atraso; 1% de mora cobrado por mês, pago proporcionalmente a quantidade de dias de atraso da fatura.