O que acontece se eu não pagar o IPVA na data certa?

Perguntado por: soliveira . Última atualização: 25 de maio de 2023
3.9 / 5 8 votos

Quando chegar a 60 dias de atraso, o valor da multa estará em 18%, a partir dai ela não sobe mais. É importante lembrar que além dessa multa, ainda existem os juros que são baseados na taxa Selic. Os valores da multa variam de acordo com cada estado.

Somente nesse caso, de não possuir o licenciamento, configura-se a infração de trânsito. Além da multa de R$ 293,47, a infração possui como medida administrativa a remoção do veículo nos casos em que a irregularidade não puder ser sanada no local.

Como fazer o parcelamento do IPVA atrasado? Para pagar o IPVA atrasado, os proprietários de veículos devem acessar o site da Secretaria de Fazenda (Sefaz) ou do Detran do estado e emitir uma guia, calculada com as multas cabíveis e expedida com uma data de pagamento atualizada.

O atraso nas parcelas ou no pagamento integral gera multa de 0,33% ao dia, chegando a ficar até 20% mais caro que o preço inicial. Quem deixa de pagar o IPVA pode ter o nome inserido na dívida ativa após 30 dias, e o valor da multa passa a ser 40% acima do imposto.

30 dias

O pagamento deve ser feito no prazo de 30 dias na rede bancária autorizada. Após o prazo de 30 dias, deve-se verificar se o débito foi inscrito em dívida ativa, Consulte o Portal da Procuradoria Geral do Estado.

Os proprietários de veículos com placa final 1 têm até amanhã - quinta-feira (11) - para efetuar o pagamento da quinta e última parcela do IPVA 2023. Os contribuintes que escolheram o parcelamento deverão recolher o valor até a data para evitar juros e multas. O calendário segue até o dia 24/5 (veja na tabela abaixo).

Mas se você quiser fazer a conta aí, o valor do juros é de 0,33% por dia, e congela aos 20% do valor do imposto, após 60 dias de atraso + Selic. Ou seja, o cálculo é o valor do IPVA + 0,33% ao dia + juros da taxa Selic ao mês.

Parcelamento do IPVA
No site, o usuário deverá clicar em “Consultar débitos”. O sistema retornará com as dívidas referentes ao veículo que poderão ser parceladas. Ao escolher a opção “Parcelamento”, o sistema enviará o contribuinte para outra página onde ele poderá escolher as condições de pagamento.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) esclarece que não faz a remoção nem a autuação dos veículos que estão com o pagamento regular das parcelas do financiamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

A multa por licenciamento atrasado é considerada uma infração gravíssima. A circulação com o CRLV vencido é estritamente proibida, por isso, o motorista é multado no valor de R$ 293,47 e recebe 7 pontos na CNH, que corre o risco de ser suspensa.

Além de juros e multa diária, o contribuinte perde o direito de parcelar o valor; dividir no cartão é alternativa. Quem esqueceu de pagar a primeira parcela do IPVA em São Paulo terá de pagar multa de 0,33% ao dia, até o limite máximo de 20%.

O imposto deve ser pago até o último dia útil de cada mês. Além disso, o contribuinte pode optar pelo parcelamento do IPVA em três parcelas, sem desconto. O vencimento da primeira será dia 31 de março. No dia 28 de abril vence o prazo da 2ª cota e a 3ª e última em 31 de maio de 2023.

Formas de pagamento do IPVA 2023
Todos os IPVAs e outros débitos veiculares, inclusive os atrasados, podem ser pagos nos sites da Sefaz e do Detran de cada Estado. Basta inserir os dados solicitados e emitir a guia de pagamento.

Proprietários de veículos com placas finais 1, 2 e 3 devem efetuar o pagamento do Licenciamento 2023 até o dia 31 de março. Para veículos com placa final 4, o pagamento será em abril; final 5, em maio; final 6, em junho; final 7, em julho; final 8, em agosto; final 9, em setembro; e final 0, em outubro.

Como pagar IPVA atrasado com desconto? Você deve entrar em contato com a Secretaria da Fazenda de seu estado e informar a intenção de realizar o pagamento. Em alguns casos, é possível obter desconto sobre a multa e o juros aplicado.

O motorista pode consultar o parcelamento do IPVA diretamente no site do Detran ou pela Sefaz, utilizando o número de Renavam e a placa do veículo no campo “IPVA” em “Consulta de Débitos”. Depois de preencher os dados solicitados, o motorista terá acesso ao histórico das parcelas pagas e a vencer.

Situações que levam a apreensão de veículo
Confira algumas das situações nas quais o automóvel pode ser conduzido ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de sua cidade: Estar com o pagamento de licenciamento anual atrasado. Estacionar em local proibido. Disputar corridas (também conhecidos como rachas).