O que acontece se eu não pagar o empréstimo do PicPay?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

As consequências de não pagar o empréstimo do PicPay incluem a inclusão do nome do usuário nos órgãos de proteção ao crédito, a cobrança de juros e multas, além de outros custos legais, e a perda de acesso a outras funcionalidades do aplicativo.

De acordo com o TJDFT, pegar empréstimo e não pagar não pode ser considerado estelionato. O crime de estelionato tem características como: Enganar alguém; Levar alguém ao erro; Causar prejuízo a outra pessoa; Obter vantagem ilícita; Usar de meio ardil ou artimanha.

Você pode pedir o cancelamento do empréstimo em até 7 dias corridos após a contratação. Para isso, o valor depositado na sua conta precisa ser devolvido pro nosso banco parceiro. Para isso, você precisa entrar em contato com o nosso banco parceiro, Digio ou Original, e solicitar a antecipação.

Se houver pendências no seu nome, vão aparecer na tela do app PicPay as instituições em que a dívida está registrada e os valores relacionados. Se seu CPF estiver limpo, aparecerá a mensagem “Oba! Tudo certo com seu CPF no SCPC”.

E o que isso significa? Significa que bancos e instituições financeiras precisam promover a cobrança de uma dívida não paga em até cinco anos, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente, porém nada impede que o Banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo.

Segundo a Constituição Federal brasileira, não pagar dívida de banco não dá cadeia. A exceção vai para o descumprimento de pensão alimentícia. Assim, qualquer outro tipo de dívida com um banco, seja em relação a cartão de crédito, financiamentos ou cheque especial, não há possibilidade de o devedor ser preso.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.

Essa é a maior preocupação na vida de um devedor. Nesse tipo de processo, o banco pode pedir a penhora de várias coisas, como dinheiro na conta bancária, veículos, imóveis e outros bens de valor que pertençam ao devedor. Além disso, o nome da pessoa pode ser negativado e protestado em cartório.

Não. A prisão civil por dívidas, de acordo com a Constituição Federal, somente é possível nos casos que envolvem a falta de pagamento voluntária e inescusável de alimentos e de depositários infiéis. Portanto, dever no cartão de crédito, cheque especial, financiamento, empréstimos etc., não é crime e não leva à prisão.

Para isso é preciso entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira, falar com o serviço de atendimento ao cliente e informar que deseja cancelar o empréstimo consignado.

No entanto, nenhum banco tem autorização legal para retirar o dinheiro depositado em outra instituição para quitar dívidas. No entanto, o banco ainda pode solicitar a retirada do seu dinheiro de outra conta por meio de uma ação judicial, que permite o bloqueio de bens do devedor.

Para fazer renegociações, você só precisa acessar o app do PicPay e conferir as opções disponíveis logo na tela inicial, clicando no banner. Você também pode acessar diretamente o site próprio de renegociações ou entrar em contato pelo telefone: 0800 400 5300.

Vale a pena pra quem pede emprestado:
Empréstimos de até R$ 15 mil reais, com taxas a partir de 3,02%* ao mês.

Sim, sempre é possível quitar uma dívida antes do prazo. Isso é chamado de “liquidação antecipada”, um direito garantido por lei e que não requer pagamento de taxas adicionais.

Estou com parcelas atrasadas. O que faço?

  1. Toque em Carteira;
  2. Escolha a opção Empréstimo Pessoal;
  3. Selecione o seu empréstimo ativo;
  4. Toque na parcela que deseja pagar;
  5. Escolha a forma de pagamento (Pagar no PicPay, Pagar com Pix ou Gerar Boleto);
  6. Realize o pagamento.

O PicPay é alvo de milhares de processos judiciais movidos por clientes no Brasil inteiro que reclamam por não conseguir sacar os valores depositados na fintech.

"Não tenho como pagar minhas dívidas": conheça algumas soluções

  1. Faça um levantamento do valor das dívidas. ...
  2. Entenda quanto é possível pagar por mês para abater no saldo da dívida. ...
  3. Faça uma renda extra. ...
  4. Participe do Feirão Serasa Limpa Nome. ...
  5. Consulte opções de negociação no Serasa Limpa Nome.

Existindo um processo na Justiça, e pedida e aprovada a penhora de uma conta poupança, desde que os recursos depositados ultrapassem o valor correspondente a 40 salários mínimos, o que exceder esta quantia poderá ser penhorado.

5 anos

Uma dívida caduca é aquela que possui mais de 5 anos e, após esse período, deixa a lista de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Todas as empresas têm esse prazo de 5 anos para cobrar judicialmente uma dívida.

É comum que a cobrança relativa a um empréstimo, cartão de crédito em aberto, mensalidades da escola ou da faculdade, dívidas bancárias e outras seja objeto de processos na justiça. Desde que haja uma obrigação de pagamento não cumprida, os credores podem optar pelo meio judicial de cobrança.

Penhora de dinheiro
Por lei, valores que estão na conta do devedor e não são decorrentes de aposentadoria, salário ou qualquer outro tipo de provento, poderão ser objeto de penhora. Apesar de ser um sistema atualizado, pode acontecer de ser bloqueado salário ou poupança e isso por lei não pode.