O que acontece se eu não pagar o boleto do PagSeguro?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Você deve saber que caso o pagamento total não seja feito, o saldo de sua conta poderá ser bloqueado já dentro deste período e o valor em aberto poderá ser descontado automaticamente.

Após o vencimento da fatura, seu saldo PagBank pode ser bloqueado automaticamente e, para desbloqueá-lo, você deve transferir a quantia total devida para sua conta.

Quando se paga a fatura com atraso é preciso lidar pelo menos com: Multa por atraso: pode chegar a até 2%. Deve ser paga se houver a partir de um dia de atraso e não é cumulativa. Se atrasou 1 ou 10 dias, pagará o mesmo valor de multa.

Se o boleto já foi pago, você ainda pode conseguir o cancelamento, pois o documento tem um prazo de compensação de até três dias úteis. Durante esse período, o pagamento fica em análise e pode ser cancelado pela instituição financeira por meio da qual você realizou a transação.

O que fazer se o pagamento já foi feito? Caso o pagamento tenha sido efetuado, é preciso entrar em contato com a empresa que emitiu o boleto bancário, explicar o motivo pelo qual precisa da anulação e solicitar a devolução do valor. Após isso, processo passa por análise interna da empresa para validar o estorno.

até 3 dias úteis

No próprio site Pagseguro diz que o prazo para boleto é de até 3 dias úteis.

O protesto ou contestação de uma dívida deve ser feito em um Cartório de Protesto de Títulos ou Tabelião de Protestos; No caso de boletos bancários, é preciso fazer uma duplicata, antes de ir ao cartório; Após o processo iniciar, o devedor tem até 3 dias úteis para pagar.

Acesse o superapp PagBank e insira seu login e senha; Clique em Extrato, no rodapé da tela; Localize a transação que deseja e verifique o seu status.

Quando você não paga a fatura no prazo, o banco ou instituição financeira tem autorização para incluir o seu CPF na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.

"Não tenho como pagar minhas dívidas": conheça algumas soluções

  1. Faça um levantamento do valor das dívidas. ...
  2. Entenda quanto é possível pagar por mês para abater no saldo da dívida. ...
  3. Faça uma renda extra. ...
  4. Participe do Feirão Serasa Limpa Nome. ...
  5. Consulte opções de negociação no Serasa Limpa Nome.

Além dos juros moratórios e compensatórios, podem existir cláusulas penais que definam outras sanções específicas em caso de atraso do pagamento, como uma indenização, ou a suspensão de um serviço. Essas cláusulas podem variar muito de acordo com o contrato.

Parcelamento da fatura
É importante não atrasar as parcelas, pois esse crédito poderá ser cancelado. Caso isso ocorra, será preciso entrar em contato com o banco para negociar um novo acordo de parcelamento a fim de evitar que seu nome seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, bem como o cartão seja cancelado.

O que fazer se não tenho como pagar a dívida do cartão de crédito?

  1. Saiba exatamente quanto você deve. ...
  2. Faça um raio-x da sua situação financeira. ...
  3. Faça o primeiro contato com a central do cartão de crédito. ...
  4. Avalie a proposta com cautela. ...
  5. Corte gastos. ...
  6. Evite novas compras parceladas. ...
  7. Troque a dívida cara por uma mais barata.

Quantos dias posso atrasar? Entre um boleto de negociação vencido e a oficialização da quebra de acordo, há um período de tolerância. Esse tempo vai depender de cada empresa credora e costuma variar em média de 1 dia até 1 mês. Por isso é importante estar ciente de todos os detalhes do acordo.

Caso o pagamento tenha sido efetivado, a única forma de reaver o dinheiro é procurando uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência e, posteriormente, procurando a justiça.

No Nubank, por exemplo, basta abrir o extrato da conta e clicar na transferência Pix que você recebeu e deseja devolver ao pagador. Ao fazer isso, uma tela vai surgir com a opção “Precisa fazer um reembolso?”, em seguida basta clicar nela e confirmar a operação.