O que acontece se eu não pagar a mensalidade da faculdade?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Entretanto, o aluno inadimplente não poderá renovar sua matrícula e poderá perder o vínculo com a instituição, garantia essa dada ao estabelecimento de ensino para recorrer judicialmente no intuito de executar o contrato e exigir o pagamento das mensalidades e o adimplemento das cláusulas estabelecidas, bem como a ...

A partir do momento em que a matrícula da faculdade é trancada, você não pode mais frequentar as aulas do seu curso. Dessa maneira, você terá pausado o desenvolvimento da sua formação e deverá aguardar até que a matrícula seja reaberta para poder continuar.

O contrato de ensino pode contar a previsão de multa em caso de desistência. A prática é legal, mas o valor cobrado não pode ser abusivo — entre 5% e 30%, dependendo da época em que foi feito o cancelamento.

Aluno paga mensalidade se abandonar curso sem avisar faculdade. O abandono de curso de faculdade não desobriga o aluno de pagar as mensalidades escolares. A desistência ou cancelamento deve ser feita por escrito, como prevê o contrato.

A Estácio vai te cobrar o valor dessas mensalidades diluídas de uma vez só e, se você não pagar, ela irá incluir o seu nome no SPC/Serasa.

Além disso, trancar a faculdade não exige multa ou pagamento das mensalidades durante o período.

O que é abandono do ensino superior? O abandono no ensino superior é um problema social complexo e que acontece quando os alunos precisam deixar a universidade por fatores internos ou externos, em grande parte relacionados à questão econômica.

dois anos

No entanto, na regra geral, como já falamos, após o período de dois anos você poderá voltar e manter as disciplinas já concluídas. Mas fique atento caso não houve mudança no currículo do curso durante esse período de ausência.

A retenção de documentos que pertencem ao aluno, ainda que inadimplente, caracteriza atitude abusiva e ilegal.

Trancar a matrícula: processo de desligamento e transferência. A faculdade tem o direito, sim, de te desligar caso esteja inadimplente. No entanto, isso só acontece no final do período letivo, antes jamais. Assim, tal ação pode ser tomada apenas no fim do ano ou semestre, a depender do funcionamento da instituição.

No caso de desistência após o início das aulas, entende-se que pode ser cobrada multa, mas ela não deve ser superior a 10% do valor das mensalidades que estão prestes a vencer, com base no artigo 9º do Decreto de Usura (Decreto 22.626/1933).

Para trancar a faculdade basta fazer a solicitação na própria instituição. Mas é importante destacar que não há uma regra geral sobre o procedimento, então cada faculdade pode ter suas próprias normas. Por isso, é fundamental verificar em sua instituição quais são os passos e os prazos.

Algumas formas de fazer isso são:

  1. descrevendo os problemas que mais o afetam atualmente, fazendo com que queira desistir;
  2. pensando em formas e ações para resolvê-los por meio de pequenas atitudes;
  3. acompanhando seu desenvolvimento rumo ao objetivo final e renovando as metas de curto prazo assim que forem cumpridas.

No entanto, isso não significa que a dívida deixa de existir: ela simplesmente não poderá ser cobrada judicialmente, mas o aluno continua inadimplente. Por este motivo, você continuará sem poder realizar a faculdade nessa instituição de ensino e não conseguirá o tão esperado diploma.