O que acontece se eu não mastigar o albendazol?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Ao engolir sem mastigar, o medicamento só começará a ser aproveitado pelo organismo no intestino.

Esse medicamento imobiliza os vermes e parasitas e depois os mata. “Esses organismos são totalmente eliminados quando o medicamento é administrado nas doses adequadas”, afirma a farmacêutica Mayra Gabriela Bento Teixeira, coordenadora de Farmácia do Hospital Albert Sabin (HAS).

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Como tomar o albendazol? Os comprimidos podem ser engolidos com água ou mastigados. Não há necessidade de procedimentos especiais, tais como dieta ou uso de agentes purgantes. Algumas pessoas, particularmente as crianças, podem ter dificuldade de engolir os comprimidos inteiros.

Pamoato de pirvínio 700mg (10mg/kg) Dose única Repetir após 14 dias. Mebendazol 100mg 12/12h por 3 dias Repetir após 14 dias; Albendazol 400mg (10mg/kg) Dose única Repetir após 14 dias.

Os comprimidos de Albendazol podem ser engolidos com água ou mastigados. Algumas pessoas, particularmente as crianças, podem ter dificuldade de engolir os comprimidos inteiros. Nesse caso, devem ser incentivadas a mastigar os comprimidos com um pouco de água ou triturá-los.

Em vez de ingerir a cápsula do medicamento, posso abri-la e dissolver seu conteúdo em um copo de água?” Não. A cápsula é necessária para proteger o conteúdo interno e só liberá-lo no momento e local certo no corpo.

Exclusivo Comprimido: Sintomas relacionados ao trato gastrintestinal superior (como dor epigástrica ou abdominal, náusea e vômito), diarreia, cefaléia e vertigens, leucopenia.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

Evite consumir alimentos crus, como peixes e ostras.

O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus), conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um helminto nematódeo (verme) de forma cilíndrica e cor branca, que mede cerca de 1 cm e provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose.

Porém, na maioria das vezes isso acontece porque o fármaco possui uma película resistente aos sais biliares, o que ao invés de destruí-lo por completo, apenas causa uma rachadura depositando seu conteúdo normalmente. Dessa forma o que sai nas fezes pode ser apenas a “capa” e não o comprimido completo.

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

Resultados de Eficácia
No tratamento contra Necator americanus a erradicação foi de 75%. A dose única diária utilizada por três dias consecutivos teve eficácia de 86% no tratamento da teníase e de 62% na estrongiloidíase.

Não existe horário ideal para ingerir o medicamento, mas como o tratamento normalmente é feito por meio de dose única, é importante que a recomendação médica seja respeitada e que não sejam ingeridas outras doses.

Paciente com menos de 60 kg: 15 mg/kg/dia, divididos em duas doses (dose máxima diária de 800 mg) por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica. Paciente com 60 kg ou mais: 400 mg 2 vezes por dia por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).