O que acontece se eu não hidratar a chia?

Perguntado por: hnogueira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Em causa, explica o site Jornal Ciência, está no fato de estas sementes conseguirem absorver e expandir 27 vezes o seu peso em água, e, por isso, não passam no esófago, causando situações de engasgo, má digestão e até mesmo asfixia.

– Hidrate a chia antes de consumi-la, isso faz com que os nutrientes possam ser melhor aproveitados pelo nosso corpo, além de favorecer a saciedade e o funcionamento do intestino.

A chia pode ser consumida pura ou misturada em sucos, shakes, vitaminas, iogurtes, frutas, cereais matinais e saladas, bem como adicionada à massa de pães, bolos, tortas e biscoitos. Os especialistas costumam recomendar a ingestão de duas colheres de sopa da semente, diariamente.

O excesso no consumo de chia pode ser um problema para a saúde intestinal, especialmente em casos de doenças como a constipação. Sugere-se ainda que, ao optar por comer a semente, seja feita uma hidratação alternada com copos de água.

Os participantes do estudo também relataram diminuição do apetite até 120 minutos após o consumo da refeição, diferentemente dos indivíduos que não consumiram a chia, mostrando assim seu efeito no aumento da saciedade.

Então, se você já se perguntou “posso tomar chia antes de dormir”, fique tranquilo, já que tudo indica que essa é uma forma segura de consumir a semente.

Por conta das fibras, a chia ajuda no controle do colesterol e também é uma forte aliada do bom funcionamento do intestino, reduzindo desconfortos e evitando a prisão de ventre.

30 minutos

Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de semente e deixe de molho por 30 minutos. A semente fica com uma consistência de gel. Você pode acrescentar a chia já hidratada a iogurtes e às receitas a seguir.

Deixe hidratando por meia hora, mexendo uma ou duas vezes. Pronto! Dá pra guardar na geladeira por três dias.

O ideal é não consumir mais de 10g de chia por dia, cerca de 1 colher de sopa da semente, que pode ser adicionada a sucos, sopas, iogurtes e outros alimentos.

A chia se destaca pela maior quantidade de cálcio: Ajuda na prevenção de osteoporose: em 30g de chia há 189,3mg de cálcio, quase três vezes mais que em 30g de linhaça. Essa quantidade corresponde a 19% das necessidades diárias.

A semente de chia deve ser consumida crua pois é seu óleo, rico em minerais, aminoácidos essenciais e ácidos graxos, que tem o potencial de nos ajudar na prevenção de doenças como diabetes e câncer.

Contraindicações das sementes de chia
Porém, pelo facto de o seu teor de fibras ser muito elevado, ao ingerir uma grande quantidade de chia, poderão aparecer problemas digestivos como inchaço abdominal, inflamação, doença de Crohn, gases, entre outros.

Para se obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de sementes de chia em um copo com água, deixando descansar por cerca de 15 minutos e beber 20 minutos antes do almoço ou do jantar. Pode-se também adicionar o suco de meio limão e cubos de gelo nesta mistura para dar mais sabor.

Do café da manhã ao jantar: aprenda a incluir a chia em todas as suas refeições

  • Café da manhã: chia é ótima para a primeira refeição do dia por melhorar a digestão. ...
  • Lanche: fibras presentes na semente aumentam a sensação de saciedade. ...
  • Almoço/Jantar: chia é um ótimo acompanhamento para carnes.
Continuar lendo Por que consumir chia?