O que acontece se eu não for pegar a encomenda no correio?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Todo objeto cuja entrega seja feita em uma unidade dos Correios, fica disponível para retirada por prazos específicos, a depender do serviço contratado. Quando o destinatário do objeto não o retira no prazo definido, será dado início ao processo de devolução para o remetente.

Quando o status é atualizado para “objeto devolvido aos Correiossignifica que a entrega não pôde ser concluída por algum motivo. Nesse caso, é necessário continuar acompanhando o rastreio e aguardar uma nova atualização.

É possível fazer uma reclamação, no site dos Correios, sobre uma entrega atrasada. No setor de fale conosco da empresa, o remetente ou o destinatário podem apresentar uma queixa sobre a inconformidade na entrega do objeto postado.

Apesar da presença nacional, os Correios não entregam encomendas na casa de todos. Em alguns casos, como os de áreas de risco, a empresa vai até a agência e o consumidor deve retirar o pacote pessoalmente. Caso a restrição não seja informada no momento da compra, o cliente pode solicitar reembolso do valor do frete.

Os Correios fazem no máximo 3 tentativas de entrega. Se o entregador não for atendido em nenhuma delas, vai constar a seguinte mensagem no status do rastreio: “Objeto não entregue – Carteiro não atendido”.

Posso buscar minha encomenda em caso de carteiro não atendido? Se o carteiro não foi atendido em suas tentativas de entrega, o produto é enviado novamente para a unidade mais próxima da empresa. Então, nesses casos você deve retirar o pedido pessoalmente, na agência da sua cidade.

2- A pessoa deve levar o documento de identificação dela, o número de rastreio do produto e o seu documento de identificação original ou uma cópia dele. O prazo para retirada do produto é de 5 dias úteis a partir da data de chegada da encomenda na agência responsável.

O prazo de guarda na agência para encomendas enviadas com Clique e Retire é de 7 dias úteis, contados a partir da data de chegada do objeto na agência. Após o 7° dia útil da chegada do objeto na agência de destino, não tendo sido procurado, o objeto será devolvido ao remetente.

Você pode retirar suas encomendas em qualquer uma de nossas agências. Para isto, basta fornecer o endereço e CEP da agência mais conveniente para retirar sua encomenda.

As solicitações de desistência da compra serão acatadas desde que: a) sejam efetuadas por meio de contato com o Serviço de Atendimento Correios Online em até 7 (sete) dias corridos após o recebimento do produto; b) a mercadoria seja devolvida à Correios Online em suas embalagens originais.

plano pelo WhatsApp: (11) 98000-2020.

As 2ª e 3ª tentativas serão realizadas nos dias úteis imediatamente subseqüentes. Prazos de guarda: Em caso de não-entrega, após a 3ª tentativa, a encomenda irá para Posta Restante da Agência mais próxima do endereço do destinatário, onde permanecerá por um prazo de 7 dias corridos.

O serviço é totalmente gratuito. "A partir de agora, todos os clientes dos Correios têm a opção de retirar suas encomendas em qualquer uma de nossas agências, apenas fornecendo o endereço e CEP (Clique e Retire) da agência mais conveniente para retirar seu SEDEX ou PAC.

Normalmente, o pedido fica disponível para retirada por 7 dias úteis.

Você deverá escrever uma autorização para a pessoa.
A autorização não precisa ser em cartório nem nada. Pode ser feita numa folhinha de caderno, à mão. Mas precisa ter os seus dados e os dados de quem for buscar.

O cliente que está aguardando a chegada de uma encomenda, mas não está em casa na hora da entrega, o que acontece quando o carteiro não é atendido? Neste caso, a encomenda volta para a unidade mais próxima dos Correios. Entretanto, haverá mais algumas tentativas de entrega.

Encontre a unidade:
Se desejar, você também pode utilizar o site dos Correios para fazer sua pesquisa. Nesse caso, abra a página da instituição e, na caixa “Acompanhe seu Objeto”, digite o código do pacote. Em seguida, clique na lupa e veja todo o trajeto da encomenda, descobrindo em que unidade ela está.

Se você não estiver disponível no momento da entrega: A transportadora tentará realizá-la novamente com base em suas políticas de re-entrega, normalmente serão 3 tentativas. No caso dos Correios, seu pacote pode ser mantido em uma agência mais próxima para você buscá-lo.