O que acontece se eu não conseguir pagar o financiamento?

Perguntado por: oribeiro5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Quando o cliente não consegue pagar as prestações do bem adquirido, o banco pode entrar com ação de execução da dívida ou com ação de busca e apreensão do veículo. Para que a busca e apreensão seja executada é necessário que a instituição financeira comprove a dívida do consumidor.

A entrega amigável de um veículo é um processo em que o banco ou a financeira que financiou o veículo entra em contato com o devedor inadimplente para negociar a quitação da dívida. O objetivo é chegar a uma solução que seja benéfica para ambas as partes, sempre considerando o bem-estar do consumidor.

Banco não pode entrar com Busca e Apreensão se contrato estiver com 80% das prestações pagas.

Uma parcela atrasada pode levar à busca e apreensão do seu veículo se você estiver em débito com o banco ou a financeira e o atraso não precisa alcançar três parcelas ou três meses como todo mundo pensa. Caso isso aconteça, você deverá ser notificado (no endereço que você indicou quando realizou o financiamento).

Para oficializar a devolução, será preciso reconhecer firma em cartório. Muitos cartórios já estão atendendo presencialmente, mediante agendamento prévio. Em segundo lugar, para ser devolvido, o veículo deve estar em bom estado de conservação.

Em geral, o Código de Defesa do Consumidor determina que existe um prazo de 7 dias para que o cliente se arrependa da compra e solicite o cancelamento.

Você vai assinar um termo de entrega para reconhecer que devolveu o carro e que se compromete a pagar a dívida restante, se houver; Logo em seguida, Este termo de entrega deverá ser reconhecido no cartório (reconhecer firma) para oficializar a devolução do carro.

Consumidor pode devolver veículo defeituoso não reparado em até 30 dias.

"Não tenho como pagar minhas dívidas": conheça algumas soluções

  1. Faça um levantamento do valor das dívidas. ...
  2. Entenda quanto é possível pagar por mês para abater no saldo da dívida. ...
  3. Faça uma renda extra. ...
  4. Participe do Feirão Serasa Limpa Nome. ...
  5. Consulte opções de negociação no Serasa Limpa Nome.

Caso o veículo não seja localizado, deverá o oficial de justiça proceder à livre penhora e avaliação de tantos bens quantos bastem para a satisfação da execução.... Oficial de Justiça proceder à penhora de ativos financeiros, diretamente no caixa da empresa executada....

Então, basta que haja o atraso no pagamento de alguma parcela para que isso seja pedido. Não é necessário que esse atraso seja superior a 30, 60, 90 dias; que tenha mais de uma parcela em aberto. Havendo uma, com um único dia de atraso, poderá resultar na busca e apreensão.

O parcelamento será rescindido quando houver: a falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não; ou • a existência de saldo devedor, após a data de vencimento da última parcela do parcelamento.

Para isso, é necessário contar com o número da placa e do RENAVAM. Com esses dados em mãos, acesse o site do DETRAN do Estado de registro do automóvel. No ambiente virtual, procure a opção “veículos”, depois vá em “débitos, restrições e vistorias” e por fim em “Veículo de terceiros – débitos, restrições e vistorias”.

Estou com 4 parcelas em atraso, o que fazer? Você precisa entrar em contato imediatamente com a instituição credora para negociar. Com 4 parcelas em atraso, é bem provável que seu veículo já esteja com mandado de busca e apreensão.

Você pode obter um empréstimo pessoal para amortizar os juros, contratando uma opção com melhores condições. Essa prática visa reduzir tanto os juros do financiamento de veículo, quanto o prazo do contrato. Para isso, junte o valor necessário e informe a instituição credora que você quer amortizar parcelas.

Após concluir o processo de compra de um automóvel usado, alguns problemas não citados pelo vendedor podem aparecer. Nesse caso, o consumidor tem direito de cancelar o financiamento do carro com defeito dentro de um prazo de 90 dias a partir da data de assinatura do contrato.

Portanto, se você fez a devolução amigável de carro financiado sem a quitação do débito, e não foi notificado quanto à eventual saldo devedor, a inscrição em órgãos de proteção de crédito pode ser considerada indevida.

Um oficial de Justiça vai até o local onde o veículo financiado está para realizar a busca e apreensão. O oficial tem o direito/dever e pode para cumpri-lo entrar em qualquer edifício ou área do local onde o veículo financiado está para obter as informações necessárias para a apreensão do bem.