O que acontece se eu não assinar a justa causa?

Perguntado por: ramorim5 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

É comum o empregado se recusar a assinar a dispensa por justa causa. Nesse caso, o documento deverá ser lido na presença de duas testemunhas que deverão assiná-lo.

Nunca assine o TRCT se o valor líquido ainda não tiver sido pago na sua conta ou se o valor não for igual à quantia que foi depositada. O Termo de Rescisão é recibo de pagamento, logo, ninguém deve ser obrigado assinar um recibo sem ter recebido o valor.

No caso da demissão por justa causa, ele não tem direito a receber, por exemplo, o aviso prévio, seguro-desemprego, o saque do FGTS, dentre outros.

Demissão durante licença médica é permitido? Conforme vimos nas hipóteses apresentadas acima, diante da apresentação de atestado médico, o empregador não poderá alegar falta injustificada, e nem pode haver demissão por justa causa. Uma vez afastado por doença, o contrato está suspenso e não pode ser rescindido.

Não existe um prazo exato para a determinação por justa causa por falta, por isso, o empregador que quiser realizar a demissão num período menor, pode. Mas, o mais comum é que se espere 30 dias, para que nenhum tipo de contestação jurídica seja iniciada pelo trabalhador.

O prazo para a empresa fazer as anotações na carteira de trabalho e devolvê-la ao trabalhador é 5 dias úteis, conforme determina o artigo 29 da CLT. Esse prazo serve tanto para quando o trabalhador é contratado, demitido, como também para pedidos de demissão, sendo o mesmo prazo de 5 dias úteis.

Agora, o prazo foi unificado para 10 dias a partir do término do contrato de trabalho.

A baixa na CTPS independe do pagto, e já pode ser dado no mesmo dia da demissão, (quando for aviso previo indenizado).

Apesar da demissão por justa causa, o trabalhador tem direito ao PIS, porém, somente se cumprir as regras informadas anteriormente.

Além disso, na demissão por justa causa, o trabalhador demitido receberá o seu saldo do salário e as férias vencidas, sem direito a recebimento do saque do FGTS nem multa.

A Chave de Identificação emitida pelo empregador tem um prazo máximo de 30 dias, sendo obrigação do trabalhador procurar pelo saque dentro desse período. Caso você perca o prazo para o saque, será necessário uma nova emissão do documento, o que leva tempo e mais complicações.

No caso de mais de 30 dias consecutivos de faltas sem justificativas, é considerado como abandono de trabalho, onde pode ser aplicada a demissão por justa causa.

As Doenças Não Relacionadas Ao Trabalho Só Podem Impedir Que Você Seja Demitido Nas Seguintes Hipóteses: Afastamento com atestado (menos de 15 dias); Afastamento pelo INSS (mais de 15 dias); Funcionários demitidos de forma discriminatória por conta de alguma doença.

Para a Justiça do Trabalho, o empregado que utiliza, indevidamente, o atestado médico para faltar ao trabalho, é motivo suficiente para abalar a confiança e boa-fé necessária à manutenção do contrato de trabalho, admitindo-se válida a demissão de justa, nos termos do artigo 482, alínea “a” da CTL.

A empresa não pode sujar a carteira de trabalho dos funcionários. Quando ela faz isso, você tem direito a receber uma indenização por danos morais. Para cobrar a indenização, você vai precisar entrar com uma Ação Trabalhista contra a empresa.