O que acontece se eu mudar a temperatura do chuveiro com ele ligado?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Não mude a temperatura da água com o chuveiro aberto. "Quando muda a chave (de temperatura) com a água passando, pode gerar um arco elétrico, que pode ser maior que a capacidade que ele tem de isolamento, gerando risco de choque", diz Hilson Vilar.

A pressão da água interfere no funcionamento da resistência. Se a vazão for baixa, pode haver superaquecimento. Já quando há falta de água, ela pode ficar incandescente e se romper, ou até mesmo derreter outras peças, inutilizando o chuveiro de vez.

Porém esse contato direto com a água pode gerar correntes de fuga perigosas. A primeira dica é: nunca toque no chuveiro quando ele estiver saindo água, pois quanto maior for a condutividade da água, maior será a fuga de corrente elétrica.

Para te ajudar a evitar a tortura de banhos gelados no inverno, listamos abaixo 5 dicas preciosas e super fáceis de colocar em prática:

  1. Abra bem o registro. ...
  2. Observe a pressão da água. ...
  3. Mantenha fiação correta. ...
  4. Troque a resistência. ...
  5. Não demore muito no banho.

Chuveiros digitais são mais precisos, pois possuem visor digital que indica a temperatura exata. Desta forma, é possível ter 100% de controle gradual de aquecimento da água.

Essa água entrando gera uma pressão que faz com que o contato que está preso ao diafragma se mova e toque o contato superior, com isso, a resistência elétrica recebe energia elétrica e se aquece, ocasionando o aquecimento da água que está no compartimento inferior à resistência.

50 graus é a temperatura máxima que atinje a água de um chuveiro elétrico. Esse número é alcançado em aparelhos ligados em 220 volts. Em 110, a temperatura máxima é 10% menor, aproximadamente 45 graus. 80 graus é quanto pode atingir a temperatura em um sistema a gás de aquecimento de passagem ou acumulação.

Pressão muito alta
Se ela for muito alta, isso pode fazer com que a resistência não consiga aquecer a água, uma vez que esta não fica tempo suficiente na câmara do chuveiro. Dessa forma, a resistência não consegue fazer seu trabalho de maneira correta, fazendo com que a água fique no máximo morna.

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

Veja o passo a passo
Primeiro, verifique se a resistência está queimada. Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche-o. Em seguida, desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Se a água não esquentar, então é sinal de que a resistência do chuveiro está queimada.

Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.

Ligue o disjuntor do quadro de distribuição em que está conectado o produto. Posicione o botão seletor de temperaturas em qualquer uma das posições de aquecimento (Fig.:15). Para o produto entrar em funcionamento, basta abrir o registro de água. O acionamento da Ducha é feito automaticamente.

O tempo ideal de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Entenda. Quando o assunto é banho, muita gente pensa logo em ficar debaixo do chuveiro curtindo a água quentinha caindo no corpo, o que é extremamente prazeroso, além de fazer parte da nossa higiene pessoal diária.

Caso a resistência queime/rompa, e você opte por não efetuar a troca utilizando ainda o mesmo chuveiro, melhor deixá-lo com a chave em modo “desligado/frio”.

A vida útil de uma resistência elétrica é de cerca de 2.160 horas de uso. Em um chuveiro, isso equivale a cerca de 12.950 banhos de 10 minutos.

Isso ocorre porque quanto maior for a potência do seu chuveiro, mais ele esquentará a água. Consequentemente, se a potência for baixa, a água pode ficar mais gelada em dias frios. Assim, um chuveiro que possui 4500W, por exemplo, não será tão quente quanto um de 7500W.

Sabemos pela lei de Ohm que a corrente é inversamente proporcional a resistência, ou seja, se a resistência é grande, a corrente é pequena. Pensando assim, quanto mais curta for a resistência, maior será a corrente circulando por ela, e consequentemente, maior será a quantidade de calor gerado.

Evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica. Para economizar energia e água feche a torneira quando estiver ensaboando. Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento do consumo além de ser muito perigoso.

Abaixo de 36ºC, a água já é considerada fria. Essa temperatura é interessante para dias muito quentes ou após sessões de sauna, onde o choque térmico também oferece bem-estar e relaxamento dos músculos.