O que acontece se eu mentir a renda no Prouni?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Se for comprovada a não-fidedignidade das informações o aluno poderá ser desligados e,em caso de fraude, o Ministério Público será informado para que haja o ressarcimento dos valores recebidos”, disse.

A princípio, você deve ir até à faculdade escolhida para estudar e passará por uma análise. A análise realizada pela secretaria do PROUNI da instituição privada será referente à documentação, ou seja, todos os seus dados serão avaliados.

Para ter bolsa de estudo de 100% pelo Prouni é preciso ter Renda Familiar Mensal Per Capita de até 1,5 salário mínimo. Para bolsa de 50% no Prouni, a renda pode ir a até três salários mínimos mensais por pessoa.

A fraude só existe se, no momento do ingresso, o aluno mentir sobre sua renda para obter o benefício. Para pleitear uma bolsa integral do ProUni a renda familiar per capita máxima do aluno tem que ser de 1,5 salários mínimos.

São considerados os principais comprovantes de renda os holerites (geralmente são solicitados mais de um, com validade dos últimos três meses), a carteira de trabalho (onde o valor ganho está registrado) e também a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) .

O programa possui muitas vantagens, a começar pela bolsa de estudo que pode variar de 50% a 100%. A desvantagem do ProUni é não oferecer duas opções de cursos. Então, você deve usar a bolsa no curso que tem certeza que deseja. É apenas uma única chance, então, pense bem a respeito.

A análise dura no máximo uma semana.

Em primeiro lugar, tenha atenção à nota mínima da faculdade, pois o Prouni será cancelado caso você não consiga aprovação em 75% das disciplinas cursadas em um mesmo período letivo. Em um exemplo prático, se seu curso tem seis disciplinas naquele semestre, é imprescindível que você tenha aprovação em cinco delas.

O bolsista do Prouni precisa ter, no mínimo, 75% de aprovação nas matérias do semestre. Ou seja, o máximo de reprovação é de 25% das disciplinas. Por exemplo, se o estudante cursou oito disciplinas no último período, ele pode reprovar em apenas duas.

Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional. Fatura de cartão de crédito. Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, correntes ou de poupança. Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira.

Como saber se a documentação do Prouni foi aceita? Os resultados vão ficar disponíveis na página do Prouni e das instituições de ensino que participam do programa. As datas de divulgação das listas são sempre publicadas no cronograma.

Três últimos contracheques, no caso de renda fixa. Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. CTPS registrada e atualizada.

4 – Renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita (renda <= 1,5 ): R$ 1.567,50 (hum mil, quinhentos e sessenta e sete reais, com cinquenta centavos).

Como comprovar renda de um trabalhador informal? Para comprovar renda de um trabalhador informal, é possível utilizar documentos como extratos bancários dos últimos três meses, faturas de cartão de crédito e até recibos de aluguel, por exemplo.

Por quanto tempo a faculdade de um bolsista do Prouni pode ser trancada? É permitido que um bolsista do Prouni tranque a faculdade por apenas 4 semestres, ou seja, dois anos.

Posso participar do ProUni de novo? Não. O ProUni é um programa que dá oportunidades de acesso ao ensino superior para quem ainda não tem um diploma universitário. Se você já usou o ProUni para se formar em uma faculdade, não poderá entrar no programa novamente para tentar mais uma bolsa.

O Prouni não determina um limite de tentativas para obter a bolsa de estudo e desistir da oportunidade. Portanto, o estudante que não concluiu o ensino superior pelo pode se inscrever no programa novamente quantas vezes for necessário.

Para comprovar renda, você precisa de algum desses documentos: holerite, extrato do banco, carteira de trabalho, DECORE ou declaração do Imposto de Renda.

_______________, portador do documento de identidade nº. __________________, emitido por _______________ em ___/____/____, declaro que não trabalho nem exerço atividade remunerada de qualquer espécie, permanente ou esporádica. Declaro também não possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Como comprovar renda sendo autônomo?

  1. Extrato bancário. Se você tem uma conta corrente, comprovar renda por meio do extrato bancário é uma das melhores alternativas disponíveis. ...
  2. Imposto de Renda. ...
  3. Recibos e contratos. ...
  4. Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.

A renda é calculada somando-se a renda bruta mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo o valor total da renda pelo número de pessoas que formam o grupo. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante pode concorrer à bolsa integral.