O que acontece se eu ligar uma geladeira 220 em 110?

Perguntado por: idias . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Não faça. Vai queimar o aparelho. A não ser que ele seja bivolt como as lâmpadas de led ou que tenha uma chave para alternar entre 110 V e 220 V. Caso você tenha um aparelho (uma geladeira, por exemplo) que seja somente 110 volts e sua casa só tenha 220 volts, você terá que comprar um transformador 110/220 Volts.

Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Olha, nem toda geladeira é bivolt e isso vale mesmo pras modernas. Aliás, essa é uma vantagem que costuma aparecer em modelos bem potentes, tá? Os tipos simples geralmente são encontrados só numa voltagem, 110V ou 220V.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Esse passo é de extrema importância. Na hora de ligar sua geladeira na tomada, você deve se certificar da voltagem da tomada (110v ou 220v). Se a voltagem da tomada for maior que a da geladeira, ela vai queimar.

O ideal é o que o autotransformador tenha sempre 30% a mais de potência do que equipamento conectado a ele. Essa margem é importante para que não haja sobrecarga de tensão. Quer um exemplo simples de quando utilizar o produto? Sua casa só possui tomadas 110 V, porém a geladeira é 220 V.

Como saber se um aparelho é bivolt? Para saber se um aparelho é bivolt ou não, é bem simples. Basta olhar na etiqueta de identificação do produto, ou conferir as informações presentes na embalagem do mesmo.

Não pode substituir pois os contatos e cabos do chuveiro 220v tem dimensionamento diferente do chuveiro 110v. Seria necessário a substituição dos contatos, cabos e disjuntor. Inviável.

A solução é buscar alternativas, como o identificador de tensão. O dispositivo, comercializado por cerca de R$15, contém uma lâmpada que acende conforme a corrente elétrica. Luz intensa significa 220V, já a luz com menor intensidade indica voltagem de 110.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam. Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.

O conversor Multicraft transforma a voltagem de 110V para 220V, Ideal para uso em carregadores, videogames, telefones, calculadoras etc. Este transformador trata-se de um aparelho que transforma a energia elétrica de 110V para 220V, tendo por finalidade ligar um aparelho 220V de até 60VA (30 watts) em uma tomada 110V.

Outras geladeiras não são bivolt porque têm um sistema mecânico que depende da voltagem recebida para funcionar. Elas são projetadas para funcionar com uma voltagem específica, e se forem ligadas em uma tomada diferente, podem ter problemas de desempenho ou até mesmo queimar o motor.

Ou seja, eles funcionam tanto em 110V quanto em 220V. Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V. Esse número, por exemplo, significa que o aparelho aguenta qualquer voltagem dentro desse intervalo.

As geladeiras não são bivolt porque possuem um sistema mecânico que depende da voltagem específica para funcionar. Se forem ligadas em uma tomada com voltagem diferente, podem apresentar problemas de desempenho ou até mesmo queimar o motor.