O que acontece se eu ligar um aparelho 220 em uma tomada 110?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Agora, se ligarmos um aparelho 220V numa tomada de 110V, o aparelho pode não queimar, mas aí sim tem seu desempenho reduzido, trabalhando em menor potência. Por isso, é necessário usar transformadores para converter a voltagem e poder utilizar seus aparelhos sem que eles queimem ou haja uma redução no desempenho.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Quando ocorre a queima de aparelho elétrico o consumidor pode entrar em contato com a concessionária de energia elétrica. De acordo com a resolução 1000 da ANEEL é possível utilizar os canais de atendimento presencial, por telefone ou via internet para pedir o ressarcimento de danos elétricos.

Então resumidamente, ligar equipamento 220 em tomada 110, deixa seu equipamento com baixa potencia, rendimento, não é recomendável.

Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão. Os transformadores convertem os 220 volts de tensão da tomada para os 127 volts de tensão aceitos pelo seu aparelho.

Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V.

As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.

Saiba o que fazer nessas situações:

  1. Desligue a chave geral de energia.
  2. Afaste a vítima da fonte elétrica, mas não toque na pessoa.
  3. Chame o SAMU.
  4. Verifique o estado de saúde da pessoa.

Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3 A. c) Pele rompida: 1000 volts/500 ohms = 2 A (parada cardíaca e sérios danos aos órgãos internos).

Nas ligações de 220V, serão 2 fios, 1 de 110V cada e um sem fase nenhuma, que chamamos de neutro. Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total.

O Ampere é um aplicativo gratuito para Android que mostra a amperagem da recarga da bateria do smartphone, seja ligado diretamente na corrente elétrica, ou através de uma porta USB. Através do app, é possível saber o mínimo e máximo da amperagem atingida, voltagem, a saúde da bateria e até a temperatura.

Quando um adaptador é utilizado, ele pode não suportar a alta corrente exigida por aparelhos como a airfryer, resultando em superaquecimento e fusão dos componentes.

As situações mais comuns que danificam os aparelhos são: quando o equipamento está na tomada (na voltagem correta) e o raio ou uma oscilação de energia aumenta a tensão, ou quando tem uma queda de energia, no momento em que a eletricidade retorna, ela vem com muita potência, aumentando bruscamente a tensão.

O principal motivo para isso é a sobrecarga elétrica. No Brasil, a maioria das tomadas são de tensões de 127V e 220V. Quando você conecta um aparelho de 220V em uma tomada 110V, possivelmente ele irá queimar – senão imediatamente, com o uso frequente, já que a tomada não aguentará a força da corrente elétrica.

O Código de Defesa do Consumidor (Artigo 35) garante o direito de requerer a troca imediata ou devolução do valor pago. E não tem prazo. Se a compra é aberta só um mês após o recebimento e o cliente constata que o produto veio errado ou com defeito, pode solicitar a troca.

A segunda opção é um teste prático e simples! Basta ligar o aparelho em 127V e analisar o seu funcionamento. Se o aparelho apresentar uma potência baixa ou um funcionamento estranho, isso indica que este aparelho necessita de uma tensão de 220V.

Todos os pontos de energia são 220. Você pode ter problema com secadores de cabelo e ferros de passar roupa, mas, os carregadores de celular são feitos para as duas voltagens. Pode carregar seu celular sem medo!

Apesar dos diversos mitos existentes, não há diferença técnica entre as duas tensões. Basicamente, a única diferença entre ambas as tensões está relacionada às instalações elétricas, ou seja, o que difere o uso de 110V e 220V é o dimensionamento dos componentes da instalação elétrica.

– Para quem está se mudando de um lugar com tensão de 127V para outro em 220V – ou vice-versa –, uma boa opção para não ter que trocar toda a fiação ou comprar novos aparelhos é usar transformadores. Eles convertem a tensão da tomada para aquela aceita pelo aparelho.