O que acontece se eu ligar o terra no lugar do neutro?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

O maior risco de utilizar o sistema de aterramento TNC é quanto a perda do neutro da instalação, neste caso o cabo fase perde a referência de neutro e tanto o cabo de neutro como o de terra que estão neste ponto, passam a ser um cabo de fase, ou seja, energiza os cabos de neutro até o ponto rompido e como o cabo do ...

10V

Se você tiver um voltímetro, ou um multímetro, poderá sempre medir qual a tensão existe entre o terra e o neutro. Normalmente isso fica na faixa entre 2 e 10V, porém em caso de problemas, mau aterramento ou defeitos, isso pode ser bem diferente.

Segundo a NBR-14136, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica.

Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro. Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque.

Pois sempre que uma carga monofásica está ligada em fase e neutro o condutor neutro passa a conduzir a mesma corrente elétrica que vem pela fase.

Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro.

Para que serve o neutro? O neutro é fundamental para o equilíbrio da instalação porque ele é o ponto de referência para a fase de um circuito elétrico. O neutro também pode ser usado para se fechar um circuito, permitindo a circulação de corrente elétrica.

Problemas podem ocorrer sim msm a corrente sendo alternada. Dependendo de quantos aparelhos vc ligar na tomada, se algum deles estiver correto na pinagem e o outro não, pode haver contra-fase e aí um dos equipamentos seus irá queimar, isso se não for os dois.

Se um fio encostar em outro (fase e neutro, por exemplo), não havendo um aparelho para entregar a energia, mas sim um percurso de muito baixa resistência, a corrente torna-se intensa a ponto de colocar em perigo a instalação.

Nele, o neutro é aterrado logo na entrada, que segue até o equipamento e as massas da instalação conectadas a um eletrodo de aterramento, diferente do eletrodo de aterramento da fonte, isto é, os dispositivos precisam ser aterrados com haste própria.

nao tem problema algum pois a corrente é alternada, então a fase o neutro vão se alternando nos dois polos.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

O neutro é um condutor que não apresenta tensão, ou seja, que não está carregado. Já a fase é um condutor que apresenta tensão ou diferença de potência, que pode ser de 127 volts ou de 220 volts. Enquanto isso, o retorno é um condutor utilizado nas instalações de iluminação, e liga o ponto de luz à tomada.

Portanto a corrente eficaz no neutro é a soma de três fasores, cada um com intensidade de 22 A, defasados entre si por 120 graus. Ou seja, caso os três chuveiros estejam ligados o diagrama da figura representa no espaço fasorial as três correntes.

Proteção dos usuários contra choques elétricos em caso de equipamentos com defeitos. Desvio de possíveis surtos de tensão que podem afetar o funcionamento dos equipamentos.

Instalação elétrica errada
Consequentemente, a tensão será diferente de zero. Em alguns casos, a tomada ou interruptor tem seus dois fios ligados no fio com o mesmo potencial, ocasionando o curto-circuito e fazendo com que toda a instalação do local não funcione.

Entre as duas fases tem-se 220 V. Entre qualquer das fases e o neutro, 127 V, também conhecido como 110V+110V.

Condutor Neutro: azul-claro
A utilização deste condutor deve levar em consideração vários critérios técnicos para o dimensionamento do cabo elétrico. Um condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar usado para esta função neutra devem ser identificados pela cor azul-clara.